Buscar

oque sao actos juridicos

como distinguir grupo de pressao e partidos politicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Rogério Duarte

É uma manifestação da vontade humana que produz efeitos jurídicos, causando a aquisição, modificação ou extinção de relações jurídicas e de seus direitos. Assim, são fatos jurídicos que consistem em manifestações da vontade humana.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Amaral, ato jurídico é uma manifestação de vontade humana que gera efeitos jurídicos, consistindo esses efeitos na aquisição, modificação ou extinção de relações jurídicas e direitos.

Para Azambuja, grupo de pressão é "qualquer grupo social, permanente ou transitório, que, para satisfazer seus interesses próprios, procure obter determinadas medidas dos poderes do Estado e influenciar a opinião pública. Qualquer grupo social pode ser um grupo de pressão, quando procuram influenciar o poder público decisões de seus interesses".

Já o Partido Político é uma organização estável, que se apoia em uma ideologia defendida pelos seus membros e busca a chegada ao poder para poder implantar e desenvolver seus interesses e sua ideologia em seu programa político.

Segundo Paulo Bonavides e Bastos, a diferença reside no fato de que partidos políticos são aptos a se tornarem programas e ideologias do próprio Estado e os grupos de pressão não, limitando-se a pressioná-lo num determinado sentido, podendo depois de adquiridos seus interesses, se desfazerem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais