Buscar

Os procedimentos metacognitivos

Aprimorar sua habilidade de leitura é possível, desde que algumas atitudes sejam tomadas, entre elas, ler mais e sempre. Os processos que o leitor usa de forma consciente para realizar suas leituras são chamados de metacognição. Os procedimentos metacognitivos podem ocorrer antes, durante e após a leitura de um texto. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.

 
  ALTERNATIVAS
 

As estratégias metacognitivas devem ser usadas antes, durante e após a leitura, pois conduzirão o leitor a um resultado mais eficiente, para a compreensão.

 

Atentar para a macroestrutura do texto, questionar seu conteúdo e fazer um esquema do conteúdo são ações de pré-leitura, desenvolvimento de leitura e de pós-leitura, respectivamente.

 

É durante a leitura que o leitor deve identificar as ideias principais do texto lido, para ele compreender o texto.

 

É após a leitura que o leitor deve identificar as ideias principais do texto lido, pois esse é o momento em que ele tem um conhecimento geral do que leu. Após a leitura, há estratégias metacognitivas para se chegar à ideia principal, tais como: sublinhar as partes que considerar mais importantes, grifar palavras relevantes, sintetizar as ideias de cada parágrafo, destacar exemplos.

 

Algumas estratégias metacognitivas para serem aplicadas antes da leitura são: atentar para o gênero textual a que o texto pertence, determinar qual o objetivo da leitura, tecer hipóteses sobre o assunto que será lido.

💡 8 Respostas

User badge image

Karol Silva

alternativa correta: E

3
Dislike2
User badge image

Palmyra Celestino

A metacognição foi definida por John Flavell (Stanford University) nos anos 1970 como o conhecimento que as pessoas têm sobre seus próprios processos cognitivos e a habilidade de controlar esses processos, monitorando, organizando, e modificando-os para realizar objetivos concretos. Em outras palavras a metacognição se refere à habilidade de refletir sobre uma determinada tarefa (ler, calcular, pensar, tomar uma decisão) e sozinho selecionar e usar o melhor método para resolver essa tarefa.

Para Flavell (1976) em qualquer tipo de operação cognitiva existe uma monitorização ativa e consequente regulação e orquestração dos processos cognitivos envolvidos ou dos dados sobre os quais eles versam, isto é, a metacognição.

1
Dislike1
User badge image

Christyan Ohlavrac

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais