Buscar

diferença entre inflação de demanda, de custos e inercial

💡 2 Respostas

User badge image

Ronaldo Torres

*inflação de demanda: Aumento na procura de um bem, o que torna o mesmo escasso em decorrencia da demanda ser maior que a oferta, assim tornando-se necessario um aumento no preço do bem para equilibrar a relação de oferta e demanda.

*inflação de custos: e um aumento nos insumos ou estrututura de custos "salarios, taxa de juros, ..." que incidem diretamente sobre a produção do produto. Que para tornar viavel a produção o produto em questao terá um reajuste no preço.

* inflação inercial: A população adianta-se à alta do preços, temendo perder renda relativa. todos procuram elevar os preços antecipadamente à alta de seus custos.  

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Inflação de demanda é o aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia. 

Inflação de custo também pode ser chamada de inflação de oferta, e é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto. Por exemplo, caso ocorra o aumento do valor da matéria-prima, os produtos que são derivados dessa matéria irão sofrer uma inflação. Essa inflação pode ocorrer também em virtude da elevação das taxas de juros, salários, combustíveis e tarifas públicas.

Inflação inercial é aquela que mantém a elevação de preços na economia produzindo CONTINUIDADE dos efeitos danosos para o futuro. Refere-se à ideia de memória inflacionária, onde o índice atual de inflação é a inflação passada mais uma expectativa de inflação futura.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais