Buscar

Diferenças: Conflito intersubjetivo x Conflito subjetivo. Pretensão x Direito.

Segundo anotações do professor:

Conflito intersubjetivo - qualquer conflito entre duas partes, com o mesmo interesse em comum.

Conflito subjetivo - não são resolvidos pelo Estado.

Pretensão - mera afirmação de um direito, baseada numa norma.

Direito - Pretensão reconhecida pelo Estado.

Ainda assim, gostaria de saber outras diferenças e se possível, com exemplos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Carolina

 

O Conflito pode ser: 

Subjetivo: ocorre quando alguém,por exemplo, tem necessidade de alimentar-se e vestir-se, mas possui dinheiro apenas a uma delas. O conflito se resolve com o sacrifício do interesse menor em favor do maior. Feita a opção, cessa o conflito.  

Intersubjetivo: entre interesses de duas pessoas. Merece especial atenção do Estado, pelo perigo que representa de uma solução violenta, quando ambos os interessados recorrem à força, para fazer com que seu interesse prevaleça sobre o interesse do outro.

    Para Carnelutti, o conflito pode dar lugar a uma atitude da vontade de um dos sujeitos, caracterizada na “exigência de subordinação do interesse de outrem ao interesse próprio”. Essa exigência chama-se pretensão.       

Esta é um modo de ser do direito (subjetivo), que tende a fazer-se valer frente a quem não o respeita, ou, em geral, o discute. 

Pode acontecer que diante da pretensão de um dos sujeitos, o titular do interesse oposto decida pela subordinação, caso em que basta a pretensão para determinar a resolução pacífica do conflito.

Quando aquele cujo interesse deveria ser subordinado não concorda com essa subordinação, ele opõe, então, resistência à pretensão.

Pretensão, então, é quando se pretende a afirmação/confirmação pelo Estado de um direito que a parte se julga possuidora.

11
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais