Buscar

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMINIO ECONÔMICO

Para resolver uma situação em que se verifique déficit público, quais seriam os dois conjuntos de ações, do ponto de vista fiscal, que o governo teria imediatamente ao seu dispor?
Quest.: 1
 
  O corte nos gastos ou o endividamento junto ao setor privado
  O aumento dos impostos ou a emissão de moeda
  O aumento de impostos ou o corte nos gastos
  O endividamento junto ao setor privado ou a emissão de moeda
  O aumento dos gastos ou o corte nos impostos

 

 
 
2.
Das alternativas abaixo, a única que NÃO constitui uma das formas de intervenção do Estado brasileiro para fomentar os investimentos na economia é:
Quest.: 2
 
  Investimento direto em infraestrutura.
  Venda de títulos da dívida pública.
  Concessão de subsídios ao setor privado.
  Fonte adicional de demanda dos bens.
  Financiamento a setores estratégicos.

 

 
 
3.
Qual a principal consequência contra o crescimento econômico e, por extensão, ao desenvolvimento econômico, o comportamento de busca por ganhos improdutivos, ou rent-seeking?
Quest.: 3
 
  Diminuição da burocracia estatal
  O aumento da eficiência econômica
  A diminuição do volume de negócios.
  A diminuição dos monopólios
  A perda de eficiência econômica.

 

 
 
4.
A atividade reguladora do Estado impõe algumas premissas à atuação das Agências, para que seu papel seja desempenhado de forma a atender os princípios econômicos racionais de controle das empresas de seu respectivo setor. Nesse sentido, para serem eficazes no cumprimento de seus objetivos, as agências devem, necessariamente, contar com:
Quest.: 4
 
  Descentralização da fiscalização e coordenação com outras agências
  Vínculo direto com os partidos políticos e um corpo técnico indicado pelas empresas do setor
  Autonomia política e um corpo técnico permanente
  Vínculo direto com os partidos políticos e um corpo técnico permanente
  Autonomia política e um corpo técnico indicado pelas empresas do setor

 

 
 
5.
No contexto da reorganização patrimonial do Estado em nível internacional, não cabia uma simples retirada do Estado das atividades produtivas pura e simplesmente, pois, em muitos casos permanece a demanda por investimentos estatais, em especial em setores de infraestrutura. Para manter uma capacidade de investimento condizente com as necessidades de crescimento e modernização sem forte pressão sobre as finanças estatais instituiu-se o que veio a se chamar Parceria Público-Privada - PPP. Basicamente a PPP consiste:
Quest.: 5
 
  Na formação de grandes conglomerados privados para a atuação em áreas em que há limitações para o investimento governamental ou em que as operações possam ser mais eficientemente cumpridas pela iniciativa privada.
  Na definição de setores a serem atendidos por monopólios formados por capitais público e privados, como no caso da Petrobrás.
  No estabelecimento de associações entre o Estado e empresas privadas para a atuação em áreas em que sejam identificados um grande potencial de lucro privado.
  Na definição de áreas prioritárias para o investimento privado, que contariam com o apoio operacional do Estado.
  No estabelecimento de associações entre o Estado e empresas privadas para a atuação em áreas em que haja limitações para o investimento governamental ou em que as operações possam ser mais eficientemente cumpridas pela iniciativa privada.

 

💡 7 Respostas

User badge image

Evandro Amaral

Os objetivos do Governo são corrigir as falhas de mercado e as distorções visando manter a estabilidade, melhorar a distribuição de renda, e alocar recursos com mais eficiência.

As metas são regular o mercado e coibir abusos, reduzir as falhas e as externalidades (efeitos adversos causados por certos agente no mercado como poluição descontrolada pela produção, etc.), proporcionar o acesso de todos aos produtos, construir obras públicas mediante a cobrança de impostos, assegurar o cumprimento das funções elementares do Estado (justiça, segurança, saúde, educação, etc.

Falhas de Mercado são as circunstâncias na economia que impedem a situação óptima para as empresas num mercado competitivo. O mercado, por si só, não consegue superar todos os obstáculos e gerar o bem-estar a todos.

 

As falhas de mercado são originadas pela:

  • Existência de bens públicos;
  • Falha de competição que se reflecte na existência dos monopólios naturais de empresas;
  • Externalidades (positivas e negativas);
  • Mercados incompletos e a ocorrência de desemprego e inflação.
2
Dislike0
User badge image

Evandro Amaral

Para considerar...

  • O sector público poderia inexistir se não houvesse falhas de mercado e todos os recursos fossem empregados e gerados perfeitamente.
  • Na economia, denomina-se equilíbrio geral a situação onde todos os bens e recursos de mercado são alocados da melhor forma possível, com o máximo de utilidade, como maximização da produção e satisfação das demandas dos consumidores.
  • No equilíbrio gera, em suma, todas as variáveis económicas estariam equilibradas (preços, salários, renda, etc.) de maneira que, se uma variável for alterada (preço, por exemplo),haverá uma piora na situação dos indivíduos, no sentido de perda de poder aquisitivo, inflação, aumento da tributação.
0
Dislike0
User badge image

Evandro Amaral

Os principais aspectos para a existência do governo são:

1º O mercado, representado pelas famílias, empresas, etc, necessita de contratos para funcionar que dependem da protecção jurídica do Estado e das leis e normas implementadas pelo governo.

2º Alguns bens não podem ser fornecidos pelo sistema de mercado, visto os elevados investimentos necessários e a não possibilidade de retorno sobre o investimento feito, assim como a não possibilidade da cobrança pelo sistema de preço.

Há existência de bens públicos, como pontes, estradas, justiça, etc. e semi-públicos (educação, segurança, saúde, etc), incobráveis ou que nem todos podem pagar e, ainda, externalidades geradas pelo mercado (poluição de indústrias, barulhos,etc.), que precisam ser regulados, para evitar o caos, o que caracteriza...

Que o mercado sozinho não é perfeito e nem pode funcionar livremente. Ou seja, há falhas de mercado que levam à necessidade de soluções, que somente podem ser equacionadas pelo sector público.

3º O mercado livre não garante por si só um elevado nível de emprego à sociedade, a estabilidade de preços e o crescimento do PIB ou economia no nível desejado. As empresas pensam em apenas maximizar o seu lucro e não no bem-estar geral. A acção do governo é fundamental para assegurar estes objectivos.

4º Para que um sistema de mercado funcione de forma mais plena, ele deve promover uma distribuição de renda ou riqueza equilibrada, visto que nem todos os cidadãos têm renda para o consumo. A acção do governo corrige a indesejada distribuição (ou concentração) de renda do ponto de vista social, que seria absurda caso ocorresse o livre funcionamento do mercado.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais