Buscar

Como calcular,de maneira menos complicada, o tempo de execução de um algoritmo?

Por favor, poderiam me ajudar?

💡 3 Respostas

User badge image

Gustavo Pereira

Existem diversas técnicas para calcular o tempo de execução de um algoritmo, sendo algumas mais simples e outras mais complexas. Uma das maneiras menos complicadas de estimar o tempo de execução é a análise assintótica, que consiste em considerar o comportamento do algoritmo em relação ao tamanho de entrada, independentemente de detalhes específicos de implementação ou de configuração do ambiente.

Existem três notações assintóticas comuns que podem ser usadas para descrever o tempo de execução de um algoritmo: a notação O-grande (Big O), a notação Ômega (Omega) e a notação Theta (Theta). A notação O-grande é a mais utilizada, e representa a ordem de crescimento do tempo de execução do algoritmo em relação ao tamanho de entrada.

Para calcular o tempo de execução de um algoritmo utilizando a notação O-grande, é necessário identificar o número de operações básicas (como operações aritméticas, atribuições, comparações, etc.) que são executadas em função do tamanho de entrada. Em seguida, é necessário expressar essa quantidade em função de uma função matemática simples, como uma potência ou um logaritmo.

Por exemplo, considere o algoritmo de busca sequencial em uma lista de tamanho n. Neste algoritmo, é necessário realizar uma comparação entre o valor procurado e cada elemento da lista. Assumindo que cada comparação é uma operação básica, o número total de operações é n, e o tempo de execução é da ordem de O(n).

Já no caso do algoritmo de busca binária, a complexidade é da ordem de O(log n), pois a cada iteração o tamanho do espaço de busca é dividido pela metade, o que resulta em uma quantidade reduzida de operações básicas.

É importante lembrar que a análise assintótica é uma estimativa grosseira, que não leva em conta fatores como o tempo de acesso à memória, o uso de recursos de entrada/saída ou de rede, o paralelismo, entre outros. Portanto, o tempo real de execução pode ser maior ou menor do que o previsto pela análise assintótica.

1
Dislike0
User badge image

Maria Luiza

Tu precisa saber alguns princípios computacionais pra determinar o tempo. Mas tu não queria saber o desempenho não? Por que o tempo varia de máquina pra máquina onde o algoritmo é executado.

0
Dislike0
User badge image

Thiago Souza

Sim Maria, o desempenho mesmo. Mas ja consegui resolver meus problemas, muito obrigado mesmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais