Buscar

EXPLIQUE RESUMIDAMENTE O TRANSPORTE DE LIPÍDEOS NA VIA EXÓGENA ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O metabolismo lipídico começa no intestino onde os triglicerídeos ingeridos são decompostos em ácidos graxos de cadeia menor e subsequentemente em moléculas monoglicerídicas pelas lipases pancreáticas , enzimas que decompõem as gorduras depois de serem emulsionadas pelos sais biliares . Quando o alimento atinge o intestino delgado na forma de quimo, um hormônio digestivo chamado colecistocinina (CCK) é liberado pelas células intestinais na mucosa intestinal.


O CCK estimula a liberação de lipase pancreática do pâncreas e estimula a contração da vesícula biliar para liberar sais biliares armazenados no intestino. CCK também viaja para o cérebro, onde pode agir como um inibidor de fome. Juntas, as lipases pancreáticas e sais biliares decompõem os triglicerídeos em ácidos graxos livres. Esses ácidos graxos podem ser transportados através da membrana intestinal. No entanto, uma vez que eles atravessam a membrana, eles são recombinados para formar novamente moléculas de triglicérides.


Dentro das células intestinais, esses triglicerídeos são empacotados juntamente com moléculas de colesterol em vesículas de fosfolipídios chamadas quilomícrons. Os quilomícrons permitem que gorduras e colesterol se movam dentro do ambiente aquoso de seus sistemas linfático e circulatório. Os quilomícrons deixam os enterócitos por exocitose e entram no sistema linfático via lacteais nas vilosidades do intestino.


Do sistema linfático, os quilomícrons são transportados para o sistema circulatório. Uma vez na circulação, eles podem ir para o fígado ou ser armazenados em células de gordura (adipócitos) que compreendem tecido adiposo (gordura) encontrado em todo o corpo.

1
Dislike0
User badge image

Laura Rodrigues

Os quilomícrons são as lipoproteínas que transportam os lipídeos provenientes da dieta resintetizados no enterócito e do colesterol produzido pelo intestino.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais