Buscar

Qual a composição e função do quilomicron, VLDL,LDL e HDL?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrick Guilherme Fernandes

A VLDL- é menos densa e são transportadas pelo sanguepara o músculo e tecido adiposo.

A LDL-  é de densidade intemédiaria e leva colesterol do fígado para o corpo.

A HDL- é de densidade maior que traz o colesterol do corpo para o fígado.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O quilomícron, VLDL, LDL e HDL são todos lipoproteínas, dessa forma, apresentam composição básica idêntica, variando no tamanho e proporção dos componentes. A parte lipídica é composta for colesterol, fosfoglicerídeos e triglicerídeos, enquanto a parte proteica é composta por apolipoproteínas.


  • Quilomícron:  são moléculas grandes que são produzidas pelas células intestinais. Sua composição é de 85 a 95% de triglicerídeos, pouca quantidade de colesterol e fosfolipídios e cerca de 1 a 2% de proteínas. A função dos quilomícrons é transportar ágidos graxos obtidos na dieta para os tecidos.
     
  • VLDL: são menores que os quilomícrons e sua composição é de 50% de triglicerídeos40% de colesterol e fosfolipídeos e 10% de proteínas. Sua função é transportar triglicerídeos e colesterol para os tecidos.
     
  • LDL: são lipoproteínas pequenas, sendo constituída de cerca de 25% de proteínas e o resto é composto por fosfolipídeos e triglicerídeos.  Sua função é transportar triglicerídeos e colesterol do fígado para os tecidos.
     
  • HDL: são as menores lipoproteínas, são constituídas de 50% de proteínas, 30% de triglicerídeos, 20% de colesterol e pequenas quantidades de fosfolipídeos. Sua função é transportar triglicerídeos e colesterol dos tecidos para o fígado.

Fonte: https://www.infoescola.com/bioquimica/lipoproteinas/


A composição do quilomícron é 85 a 95% de triglicerídeos, pouca quantidade de colesterol e fosfolipídios e cerca de 1 a 2% de proteínas, sua função é transportar ágidos graxos para os tecidos. A composição do VLD é 50% de triglicerídeos40% de colesterol e fosfolipídeos e de 10% de proteínas e tem a função de transportar triglicerídeos e colesterol para os tecidos. A composição do LDL é de 25% de proteínas e o resto é composto por fosfolipídeos e triglicerídeos. Sua função é transportar triglicerídeos e colesterol do fígado para os tecidos. E o HDL é composto por 50% de proteínas, 30% de triglicerídeos, 20% de colesterol e pequenas quantidades de fosfolipídeos. Sua função é transportar triglicerídeos e colesterol dos tecidos para o fígado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais