Buscar

Descreva, qualitativamente, o procedimento chamado de cristalização fracionada.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

A cristalização fracionada (fracionamento) é o processo de diferenciação magmática que acompanha a falha dos cristais de formação precoce em reagir ao fundido que permanece. O processo de cristalização fracionada é responsável pela maior parte da diferenciação que ocorre nas rochas ígneas . À medida que os derretimentos ascendentes esfriam e reagem com a rocha, os minerais no fundido que apresentam os mais altos pontos de fusão ou as menores solubilidades ( refratários de congelamento rápido , como olivina e piroxênio) se cristalizam primeiro, deixando minerais com os menores pontos de fusão ou solubilidade ( fusíveis de derretimento rápido , como a sílica) por trás no derretimento para congelar por último.

O calor latente associado à mudança de fase é liberado pela cristalização dos refratários , substituindo o calor perdido pela condução pelas rochas do país vizinho, perdido no derretimento da rocha do campo e perdido na assimilação dos materiais fusíveis na rocha do campo. Os fusíveis entram e os refratários deixam o material fundido a temperaturas e pressões características, e essas trocas tendem a ocorrer em profundidades específicas ao longo da subida.

O restante derrete perde volume à medida que aumenta, tornando seus fusíveis cada vez mais concentrados. Assim, as trocas dentro do magma ascendente deixam para trás um rastro de refratários sólidos e alterações de rochas campestres.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais