Buscar

Quais são as quatro garantias que exigem instauração de inquérito judicial para apuração de falta grave?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

1° o estável decenal do artigo 492 CLT. 2° Dirigente sindical do art. 543 CLT. 3° Ao representante dos trabalhadores no conselho nacional de previdência social-CNPS - Lei 8212/1991 Art. 3°§ 7° (segundo doutrina majoritária). 4° Representante dos empregados nas Comissões de conciliação prévia - art. 625-B §1° CLT (esse é bem controvertido na doutrina mas já caiu em concursos seguindo essa corrente do inquérito judicial). Fonte: Ricardo Resende.
2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O inquérito judicial para apuração de falta grave é uma verdadeira ação judicial, manejada pelo empregador, com intuito de rescindir o contrato de trabalho de empregado que se encontra em período de estabilidade. Com isso, se busca apresentar a justa causa que viabilize a demissão do empregado estável, que não pode ser dispensado de maneira imotivada.

Primeiramente, o ônus da prova caberá ao empregador, nos termos do art. 373, I, do CPC (aplicação subsidiária).

Caberá ao empregado as garantias do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa, da paridade de armas, do duplo grau de jurisdição, bem como de eventuais distinções que garantam a igualdade material, por se tratar de parte hipossuficiente no processo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais