Buscar

Do que depende o transporte transcelular?

Seria da junção oclusiva?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Henrique

Oi Nayara. Basicamente depende da presença ou não de canais transportadores específicos. Somado a isso, tem-se que algumas outras substancias são normalmente permeavéis as membranas celulares, seja por ter tamanho compativel com a difusão ou por ter cargas elétricas que permitam a atração entre as duas faces da membrana.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O transporte celular é dividido em transporte passivo simples, difusão passiva com bomba de efluxo, transporte ativo e endocitose. O transporte em declive de moléculas seguindo o gradiente de concentração é chamado de transporte passivo simples.


O transporte ativo, em contraste, é difícil e transporta as moléculas contra a concentraçãogradiente utilizando a energia gerada pelo trifosfato de adenosina (ATP). Polipeptídeos e proteínas seguem principalmente endocitose, que é subdividida em pinocitose (fase fluida), endocitose mediada por receptor e transcitose.


No entanto, o transporte transcelular não é tão simples quanto parece ser. A glicoproteína-P, uma proteína de 170-kDa, atua como uma bomba de efluxo que age de forma inversa à absorção transcelular de drogas. A glicoproteína-P é encontrada nas células epiteliais do rim, fígado e trato gastrointestinal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais