Buscar

Gente alguém sabe o exame físico da cabeça, passo a passo?

As etapas do procedimento , passo a passo. Alguém pode me ajudar? 

💡 6 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Olá Liliana,

No caso você quer saber especificamente a cabeça, não é? Estou acostumado a lidar com exame físico céfalo-caudal. Porém se "isolarmos" só a cabeça, creio que o mais importante se trata do nível de consciência. Vou tentar colocar um passo-a-passo bem pessoal, aberto à sugestões. :)

1 - Nível de consciência - creio que seja um dos quesitos mais importantes em enfermagem clínica. Somente trocaria a ordem se estivessemos em emergência que ai utilizaríamos a sequência CAB (acrônimo do Inglês que em uma tradução equivalente seria Circulação, Abertura de vias Aéreas, Boa ventilação). Ok então. Se avaliamos o nível de consciência e o paciente não está parando, poderíamos ver também:

2 - Responsividade - tem íntima ligação com o nível de consciência. Porém refere-se a forma como o paciente "atende" (ou não) ao chamado. Me baseio um pouco na Evolução de Enfermagem, por exemplo, em que avaliamos: Cliente (ou paciente) lúcido (ou outro nível de consciência) orientado (ou outra responsividade).

Bem, aqui viria a motricidade, ou seja, se ele deambula, se está restrito ao leito. Porém voltando para o exame físico específico da cabeça, você pode também checar se o paciente está midriático, como reage ou não a pupila do paciente, os dentistas concordarão com o que vou dizer agora, a saúde começa pela boca, verificar como está a boca deste cliente, por exemplo, uma "boca suja" em caso de que o paciente/cliente necessite de um TOT (entubação orotraqueal) dificulta bastante para o médico e é de responsabilidade da enfermagem. Portanto também os devidos cuidados para com a higiêne corpórea do paciente que são relevantes para que seu estado clínico melhore. Até mesmo lavagem dos cabelos, tricotomia dos pelos faciais no caso dos homens (fazer barba e bigode), limpeza auricular (dos ouvidos) e por ai vai.

Gostei bastante de sua pergunta Liliana, pois um exame físico mais minucioso muitas vezes irá nos permitir identificar "coisas" que certamente pelos médicos passam desapercebidas. Pois afinal nós temos o contato mais íntimo com o cliente.

bjs.

2
Dislike0
User badge image

Aline Buenos

exame fisico :

sentido do exame fisico , será realizado no paciente no sentido cefalo podalico ou caudal ,da cabeça aos pés.

vc tem que entender a ordem do exame fisíco:

começando a iniciar pela cabeça , pescoço , torax , e genitalias , MMSS,MMII. observa- se do exame fisico cabeça será dividida couro cabeludo e face.

vou te enviar uns topicos e vc pesquisa porque e muito grande mais vc pesquisa esses topicos estou te dando de bandeja.

couro cabeludo, a pupila , isocoria

anisocoria

escleroticas

ictericia

pavilhão auditivo

fossas nasais

cavidade abdominal

pescoço

torax

simetria do torax expanção da caixa presença de lesão auculta pulmonar

peritaltismo

hidroaereo

MMII

região anal

SSVV

e  isso espere que vc goste

 

 

2
Dislike0
User badge image

deisiane dias

oie liliane, tou fazendo sistematizaçao 2, acredito como vc já fez, tem algumas dicas a me passar, te adicionei, poderia me aceitar? pra trocarmos algumas ideias, agradeço!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais