Buscar

Existe correlação entre o limite de resistência à tração e a facilidade de se realizar deformação plástica em um material?

💡 1 Resposta

User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

Vamos ajudar na sua dúvida: o limite de resistência à tração é um ponto que significa que a tensão foi máxima sem ocorrer a estricção do material (empescoçamento). Após este ponto, existirão locais que tenderão a diminuir localmente a seção transversal, e isto é indesejável no contexto de deformações, uma vez que é procurado que o material mantenha sua estabilidade dimensional, e não a estricção local somente.

Se o limite de resistênca à tração é mais alto, teoricamente você consegue deformar mais o material sem que este processo ocorra. Entretanto, estes materiais normalmente apresentam já uma maior estabilidade mecânica, e, mais força deverá ser utilizada para deformar o material plasticamente.

Desta forma, você deve avaliar esta questão mais precisamente da seguinte maneira: um material mais fácil de deformar plasticamente é aquele que possui uma região mais ampla entre a tensão limite de escoamento e a tensão limite de resistência à tração do material, sendo melhor se as tensões aplicadas forem mais baixas, ao comparar com outro material.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais