Buscar

com base no texto de abertura desta unidade e do documento 1, por que se pode afirmar que a democracia não se resume aos direitos políticos de eleger

os governantes de um país? Qual é o sentindo ampliado da democracia?

💡 2 Respostas

User badge image

Tânia Silva

A democracia está relacionada ao governo de todos, quando uma minoria detém o poder, cria e retira leis da constituição, sem aprovação do povo, mesmo que estejam lá como seus representantes, é uma forma de burlar a democracia. Bem como o grande número de pessoas que votam, elegendo o senado e os deputados que vão reger as leis desse pais, ainda trocam seu voto por indicação, sem ter conhecimento de quem de fato elegeu, por falta de insformações para ir a fundo e buscar as propostas do seu candidato. As formas de democracia exercidas acima de tudo no Brasil, ainda precisam ser analizadas.

 

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A democracia é um regime político em que o poder pertence ao povo. Na democracia todos os cidadãos devem participar das decisões políticas diretamente e em igualdade.

O conceito surgiu em oposição aos governos monárquicos ou oligárquicos em que o poder de decisão ficava concentrado nas mãos de uma pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas. A democracia surgiu na Grécia Antiga, na cidade-Estado de Atenas. Nessa época as assembleias populares tinham um grande poder sobre as decisões políticas.


A democracia direta acontece quando os cidadãos participam diretamente das decisões políticas através de votação, em formato de assembleia ou consultas populares (como plebiscitos ou referendos). A democracia direta não existe em nenhum país hoje em dia.

A democracia indireta (ou representativa) acontece quando o povo elege representantes que são responsáveis por tomar decisões em seu nome. Esses representantes são eleitos para um mandato político e devem agir e votar de acordo com as necessidades de quem os elegeu. Esse é um modelo de democracia comum atualmente.

Já a democracia semidireta, também chamada de democracia participativa, é uma mistura de democracia direta e indireta. Nesse modelo existe a eleição de representantes políticos, mas também existe a participação dos cidadãos através de consultas públicas ou iniciativas populares. Esse é o sistema adotado no Brasil.


Sabendo disso, percebemos que a democracia não pode se resumir à eleger os representantes porque, dentro do conceito de democracia, a sociedade tem voz para opinar sobre questões que a afetem. Caso o único direito da sociedade fosse o voto, o representante eleito teria carta branca para governar da forma que lhe fosse conveniente (como ocorreu durante a Ditadura Militar brasileira, por exemplo), e esse poder totalitário foge do conceito de democracia.


A Democracia Ampliada ocorreria em casos onde a sociedade teria poder de voz direto sobre as decisões a serem tomadas, normalmente em plebiscitos, onde haveria o debate de pautas e a participação direta e ativa da sociedade como um todo e não apenas dos representantes eleitos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais