Buscar

O que é regulação alosterica e modificação covalente ?

💡 2 Respostas

User badge image

Nalbert Gavinho

Regulação alostérica refere-se a regulação conformacional em um sítio distindo do principal. Já modificação covalente refere-se a uma alteração permanentemente na molécula decorrente da força desta ligação.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

s enzimas têm uma área chamada local ativo , onde elas ligam substratos, como o hambúrguer, e os transformam em produtos ou alimentos para as células. Muitas enzimas têm outras áreas chamadas locais alostéricos, localizadas em um local diferente do local ativo. Um sítio alostérico não liga o substrato, mas, ao invés disso, liga outra molécula que afeta a regulação da enzima. Quando uma molécula se liga a um sítio alostérico, altera a forma da enzima, ou conformação, que então altera a forma como a enzima funciona.


A regulação enzimática alostérica , portanto, ocorre quando uma molécula se liga a um sítio diferente do sítio ativo e altera o comportamento da enzima alterando sua conformação. Na maioria dos casos, a ligação de uma molécula ao sítio alostérico atua como um interruptor dimmer que pode acender uma luz, tornando-a mais brilhante ou mais fraca, ou desligá-la.


As enzimas podem ser reguladas por transferência de uma molécula ou átomo de um dador para uma cadeia lateral de aminoácido que serve como o aceitador da molécula transferida. Outra maneira de regular uma enzima é alterando a sequência de aminoácidos por clivagem proteolítica. Muitas enzimas são ativadas ou inativadas pela transferência de fosfato inorgânico do ATP para um aceptor, por exemplo, o oxigênio da cadeia lateral da serina. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais