Buscar

Arnaldo pagou a Tomé uma dívida de João.Depois de pagar,descobriu que João havia sido induzido a erro qnd da celebração do contrato.

Arnaldo pagou a Tomé uma dívida de João. Depois de pagar, descobriu que João havia sido induzido a erro quando da celebração do contrato. Pode Arnaldo pedir a repetição do pagamento? Fundamente.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Percebamos que, anulado o negócio em razão de erro, não haverá direito de reembolso de Arnaldo por João, conforme art. 306, do CC:

"Art. 306. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposição do devedor, não obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ação."

Entretanto, caberá restituição devida por Tomé a Arnaldo, para evitar o locupletamento ilícito, conforme arts. 884 e 885, do CC:

"Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.

[...]

Art. 885. A restituição é devida, não só quando não tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas também se esta deixou de existir."

1
Dislike0
User badge image

Michelly Cristina

Arnaldo não poderá pedir a repetição do pagamento, tendo-se em vista que caberá a João ajuizar uma ação visando anular o contrato celebrado em razão do erro, que é considerado um vicio do negocio juridico, para que então haja devolução do dinheiro acrescido de correção monetária e juros. Ressalta-se que o erro deve ser alegado apenas pela pessoa interessada, por esta razão Arnaldo não é parte legitima.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais