Buscar

Qual a diferença entre citação e intimação?

.

💡 4 Respostas

User badge image

André Antunes

Citação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém da instauração de um processo, chamando-o a participar da relação processual (v. CPC, art. 213).
Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos do processo, contendo também, envetualmete, comando de fazer ou deixar de fazer alguma coisa(CPC, art. 234).

Fonte: Teoria Geral do Processo, 24 .ed/ 2008, Antônio Carlos Araújo Cintra; Ada Pellegrini Grinover e Cândido Rangel Dinamarco.

3
Dislike0
User badge image

Igor Truzzi

Na citação: Dá-se conhecimento da acusação, para que se concretize o princípio constitucional do contraditório, e abre-se oportunidade para que o acusado se defenda. (art. 213 e seguintes do CPC) - *Exemplo: Marcos é citado da ação de idenização que Pedro lhe move em virtude deste ter lhe comprado um produto adulterado.

Na acusação: É ato pelo qual se comunica ao acusado a prática de qualquer outro ato processual para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. (art. 234 do CPC) - *Exemplo: Marcos é intimado da sentença da ação de idenização que Pedro lhe moveu, oportunidade em que, tendo dela conhecimento, poderá se for possível, recorrer.

Aula Direito Civil I de ordem 03/ Comentado pelo professor em sala de aula.

2
Dislike0
User badge image

Leandro Araujo dos Santos

Ato processual pelo qual  a autoridades judiciária competente dá conhecimento ao réu da ação sobre a qual deve se manifestar. a intimação é uma ordem dada por autoridade pública a alguém,para que faça ou deixe de fazer algo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais