Buscar

Olá, meu professor pediu para falar sobre a EXISTÊNCIA da LINDB, mas tudo que acho diz a mesma coisa, alguém pode me ajudar? Obrigado!

💡 2 Respostas

User badge image

Igor Almeida

Decreto-Lei 4.657\42

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - âmbito de aplicação é todo o ordenamento jurídico (normas de direito privado bem como de direito público).

Regra é a aplicabilidade. A exceção é quando é afastada a aplicabilidade.

Exemplo: art. 1º - prazo de vigor da norma quando o legislador for omisso - 45 dias de depois publicado, não importando se a norma é de direito público ou privado.

Art. 1º Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

Podemos entender a vacatio legis como sendo o período entre a publicação da lei e sua vigência.

§ 1º Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada.

Podemos dizer então que a vacatio legis em território estrangeiro é de 3 meses, após sua publicação em solo brasileiro.

§ 3º Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.

§ 4º As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.

Podemos entender a “vacatio legis” como sendo o período entre a publicação da lei e sua vigência.

Podemos entender que a lei começa a vigorar 45 dias de pois, de oficialmente publicada e quando ao estrangeiro são 3 meses.

Art. 2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.

Exemplo: Não aplicabilidade - não se admite a aplicação de analogia para incriminar.

LICC 1916 Lei 3071\16 = CC\16 e 1942.

Correção de lei

A lei corrigida já está vigorando:

1) Correção = lei nova/ novo nº

2) A lei corrigida ainda não estava vigorando

a. A lei estava em vacatio llegi

b. Mesma lei –mesmo nº - reiniciada a contagem da vacatio legi

i. Doutrina: alteração substancial: reinicia a contagem para toda a lei

ii. Alteração não é substancial: reinicia apenas para os dispositivos alerado

Natureza Jurídica

1. Natureza Jurídica - Lex Legum\norma de sobre direito\norma de superdireito - a lei de introdução é ima norma jurídica que tem o objetivo de regular a aplicação da lei brasileira no tempo e no espaço. As demais leis tem o foco no fato social. A lei de introdução tem o foco na própria lei.

Estrutura

a. Art. 1º ao 6º - vigência da lei no tempo.

b. Art. 7º ao 19 - vigência da lei no espaço. (Direito internacional privado) - com interpretação complicada.

Interpretação

2. Interpretação das normas jurídicas - desvendar o sentido (significado dos vocábulos) e o alcance (âmbito de aplicação da norma jurídica) - Necessária? “in claris cessat interpretatio” “ in claris non fit interpretatio” - para chegar a conclusão que a norma jurídica é simples já ocorreu a interpretação. A intepretação é o primeiro passo e o segundo passo é a aplicação.

Toda norma jurídica deve ser interpretada para ser corretamente aplicada.

No passado acreditava-se que a interpretação gramatical\literal era o meio mais adequado que poderia ser aplicado, atualmente não existe um meio considerado mais correto.

O ideal é que seja utilizado o meio ou meios que produzam o melhor resultado para o caso concreto.

Meios de Interpretação

a. Gramatica\literal: utiliza as regras da linquística, gramática, regras de pontuação, etc.

b. Lógica: utiliza o raciocínio lógico - premissa maior\premissa menor.

c. Lógica sistemática\sistemática: nenhum dispositivo legal está isolado, logo deve-se observar as normas ao seu redor.

d. Histórica: primeiro sentido é investigar os fatos sociais que antecederam a norma; segundo sentido é o estudo do processo legislativo (ver o projeto de lei, razões do veto, anais do Congresso).

e. Teleológica\sociológica: busca o sentido e o alcance da norma nos fins sociais a que se ela dirige e nas exigências ao bem comum (art. 5º LINDB).

A interpretação das leis deve-se valer das técnicas de hermenêutica (ciência da interpretação de textos da lei, tem por objetivo o estudo e a sistematização dos processos a serem aplicados para fixar o sentido e o alcance das normas jurídicas e seu conhecimento adequado, adaptando-se à interpretação dos fatos sociais).

São espécies de interpretação das leis:

1) Gramatical ou literal- interpretar olhando o sentidos das palavras.

2) Lógica – modalidade de interpretação quanto aos meios, visando fixar o conteúdo da lei.

3) Sistemática – coordenar a lei interpretada com todo o ordenamento.

4) Histórica – interpretar a lei vislumbrando os acontecimentos históricos na ocasião de sua elaboração.

5) Teleológica – qual era o fim da norma.

6) Analógica - Revelar o sentido da lei por meio de comparação.

Art. 7º A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

Aplicação da Norma

Aplicação da norma - subsunção (tradicional enquadramento do fato concreto ao conceito abstrato contido na norma). Vem do positivismo jurídico. Direito = lei (Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito).

Subsunção moderna - Miguel Reale - pós-positivismo jurídico (Lei\fatos\valores) = teoria tridimensional do direito. São subsistemas isomórficos - são sistemas independentes. Exemplo: reconhecimento do casamento\união estável de pessoas do mesmo sexo.

Princípios Basilare

1) Princípio Socialidade – é o que introduz a função social do contrato, propriedade, família. Busca-se corrigir o erro da sociedade individualista. Interesse da coletividade. Deve-se ter a noção que não existe “eu” de forma isolada. Todo instituto que existe em direito a razão é a coletividade. A função social é o limite.

2) Princípio da Eticidade – Princípio da boa-fé objetiva – dever de boa conduta, bom comportamento, chamado deveres anexos.

3) Princípio da operabilidade – dois sentidos para operabilidade.

a. Simplicidade – transformar a lei em uma forma mais simples para ser aplicada. Exemplo: prescrição (art. 205 e 206) e decadência (qualquer outro). Exemplo: vícios dos negócio jurídicos (anulável e prazo decadencial prazo 4 anos a contar da celebração).

b. Eletividade - técnicas de elaboração da norma

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é responsável por disciplinar a aplicação das normas jurídicas brasileiras. Trata-se de uma norma sobre as normas. 

A LINDB tem por finalidade regular a vigência, a validade, a eficácia, a aplicação, a interpretação e a revogação das normas; o conflito das normas no tempo e no espaço; estabelecer mecanismos de integração no caso de lacunas normativas; garantir a eficácia global da norma; fornecer critérios hermeneuticos; e estabelecer normas de direito internacional privado.

Ademais, conceitua o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais