Buscar

Um caçador mira um esquilo que está sobre um galho de uma árvore. No instante do disparo, o esquilo se solta do galho. Mostre que o esquilo não

deveria ter se soltado se pretendia continuar vivo.

💡 1 Resposta

User badge image

LH Precoma

Apenas consigo imaginar a situação em que o atirador está a uma distância grande o suficiente em que a bala faz uma tragetória parabólica e acerta o esquilo no ar.

 

Enfim apenas estou refletindo sobre

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O projétil que foi atirado pelo caçador realizará um movimento balistico sob a aceleração da gravidade, enquanto o esquilo cairá em queda livre também sob ação da aceleração da gravidade, ou seja, ambos estão submetidos pela mesma aceleração, e com isto podemos concluir que os dois estão em um mesmo referencial, o esquilo não está acelerado em relação ao projetil lançado pelo caçador.   

Vamos assumir que a altura do galho onde está o esquilo é H e a distância horizontal do caçador até a arvore é D.

Como ambos caem com a mesma aceleração, podemos analisar esse problema "desligando" a gravidade (ao desligar a gravidade estamos decompondo o movimento), nessa situação os corpos estariam submetidos a uma aceleração nula, portanto, não haveria queda. O projetil seria lançado em direção à posição inicial do esquilo e o atingiria.

O mesmo ocorre com a existência da gravidade, pois durante o lançamento, tanto o projetil quanto o esquilo caem de uma de altura \(y=\frac{gt^2}{2}\) . Logo o esquilo será atingido desde que a velocidade do projetil seja sufuciente para percorrer a distancia D no mesmo intervalo de tempo que a queda do esquilo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais