Buscar

A inclusão, de fato ocorre, em todas as escolas Brasileiras?

Inclusão

💡 11 Respostas

User badge image

Rômulo C Ar

Não. De fato o que ocorre, em quase todas as escolas Brasileiras é a exclusão.

Infelizmente ainda é um fato. Porém há perspectivas de que esta realidade esteja (ou venha a estar) mudando.

A exclusão ocorre em diversos níveis e aspectos. Seja ela de carater de portadores de necessidades especiais, como é o substrato de sua matéria abordada, para além deste aspecto ocorre (ainda) por preconceitos etnicos e culturais. Também ocorre (e muito) a exclusão socio-econômica. Esta então nem se fala.

Claro que há programas de inclusão. Porém como disse de princípio, ainda está no âmbito de uma perspectiva futura e não presente.

Nossa própria cultura oriunda de uma colonização exploratória com bases escravagistas faz com que este processo de exclusão esteja encravado não só na educação, mas também na saúde, nas condições de infra-estrutura e saneamento básico, tudo que é "politicamente correto" e politicamente prometido. Porém as ações que vemos ainda são superficiais e paliativas. Não resolvem realmente no cerne da questão. E a questão é: será que o governo está (ou estaria) realmente disposto a investir na educação? Obviamente que não. Uma população ignorante é facilmente manipulável e o poder público/governamental sabe disto. Enquanto este pensamento estiver entranhado em nossa cultura a exclusão ainda é algo comumente visto e talvez, infelizmente, ainda continue sendo por algum tempo (gostaria que breve, mas a realidade não favorece isto).

Resumindo: Não. A inclusão ainda não faz parte da educação brasileira. Como posso tão enfaticamente afirmar isto? Como disse (apesar das manobras de camuflagem políticas) basta refletirmos sobre o processo geral, na quantidade de pessoas que chegam em cada etapa do ensino no Brasil, como este processo afunila e quais grupos alcançam os maiores patamares da educação.

7
Dislike0
User badge image

Lay Oliveira

 Mas Mateus, voce não acha que é o governo quem deve oferecer essa qualificaçao ao professor? Exatamente como voce falou com investimentos em áreas específicas, O professor não tem culpa de não estar apto a trabalhar com aluno com NEE.

2
Dislike0
User badge image

Mateus Dias

Infelizmente não acontece, por um lado é culpa do profissional de educação que não esta bem preparado, no entanto, devemos a outra parte ao preconceito e a falta de investimento em areas especificas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais