Buscar

Metodologia do ensino de historia

1) Com a instituicializaçao e profissionalizaçao da Historia, a didatica da historia, isto é, a questao do seu ensino e aprendizagem, [ de acordo com Rusen], deixou de ser o centro de reflexao dos historiadores sobre sua propria profissao. 

O ensino da disciplina Historia, de acordo com os Paramentros curriculares nacionais, deve se afastar de um modelo tradicional de ensino. Assim, considerando os conteudos  do livro - base, aponte quais sao as duas principais atitudes que devem ser evitadas no ensino de historia na Educaçáo Basica

💡 8 Respostas

User badge image

Rosana

A primeira consiste em trabalhar unicamente a história política devido a crença de que alunos não serão capazes de ir além do factual. Além de substimar as reais capacidades do educando, este posicionamento é desonesto, pois apresenta uma parte- a política- como se constituísse a totalidade da história como disciplina.
2
Dislike0
User badge image

Rosana

A segunda atitude consiste em considerar unicamente a historiografia recente, descartando todo o resto como se fosse tradicional e ultrapassando. Tratar unicamente da história do cotidiano, desvinculada do estudo da estrutura econômica e das instituições sociais, é deixar os alunos sem referências. A compreensão de uma abordagem mais tradicional é, muitas vezes uma precondicao para o entendimento de abordagem mais inovadoras.
2
Dislike0
User badge image

Rosana

esta na pág 56
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais