Buscar

Quais as distinções das corridas de revezamento 4x100 e 4x400?

💡 1 Resposta

User badge image

yara beatriz hoffmann neiss

As corridas de revezamento são provas disputadas por grupos, cada um composto por quatro atletas. Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso.

A troca de corredores deve ocorrer na "área de passagem ", a cada 100 m, no 4X100m, ou a cada 400 metros, no 4X400m, e deve ocorrer em uma área com cerca de 20 metros de comprimento, sendo 10m antes e 10m depois da linha demarcatória.

As passagens de bastão fora deste intervalo são motivo de desqualificação.

A prova 4X100m é corrida inteiramente em raias.

Os corredores dos percursos 1 e 3, ou seja, os atletas que estiverem na primeira e na terceira posição, correm com o bastão na mão direita; já os que estiverem nos percursos 2 e 4,  com o bastão na mão esquerda.

O atleta que recebe o bastão já deve estar correndo em alta velocidade e deve apanhá-lo de costas. Após passar o bastão, o atleta, deve permanecer na sua raia até que a pista esteja livre.

Em todo o processo podem ocorrer erros e desqualificações, mesmo no nível Olímpico, não são incomuns.

O Brasil conquistou duas medalhas olímpicas na prova masculina: bronze em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000. 

Nesta modalidade do atletismo é fundamental o trabalho em equipe. Treinamento, concentração, união, confiança, coragem são características marcantes de atletas que disputam este esporte.

Em um esporte coletivo, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do grupo, pois cada pessoa corresponde a uma peça fundamental para formar o todo, e todos lutam pelo mesmo objetivo: Independente das diferenças, gostos e projetos pessoais, todos lutam para superar o adversário. O importante é alcançar um resultado positivo para o grupo; o restante fica em segundo plano. Cada um colabora para que os parceiros rendam ao máximo, pois a vitória é de todos.

Em resumo, o que aprendemos é o seguinte: não adianta um atleta treinar sozinho, jogar bem e fazer maravilhas no esporte, pois o que importa é o rendimento do time. Deve-se deixar em segundo plano as metas pessoais, se isso não for melhor para o grupo. Para que o grupo obtenha êxito, as vaidades pessoais devem ser postas de lado.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais