A maior rede de estudos do Brasil

O que seria fundo de comercio ou aviamento?

AJUDA AE


3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

Paduan Seta Advocacia Verified user icon

Há mais de um mês

Fundo de Comércio ou aviamento é sinônimo de estabelecimento, ou seja, o complexo de bens que são indispensáveis para uma empresa. Esse conceito está desenvolvido no art. 1.142 do Código Civil:

Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

 

 Em outras palavras, podemos concluir que estabelecimento, fundo de comércio e aviamento são terminologias diferentes para designar a soma dos bens corpóreos e incorpóreos de um estabelecimento empresarial. É o sobrevalor que advém da atividade organizacional do empresário. 

 

Fundo de Comércio ou aviamento é sinônimo de estabelecimento, ou seja, o complexo de bens que são indispensáveis para uma empresa. Esse conceito está desenvolvido no art. 1.142 do Código Civil:

Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.

 

 Em outras palavras, podemos concluir que estabelecimento, fundo de comércio e aviamento são terminologias diferentes para designar a soma dos bens corpóreos e incorpóreos de um estabelecimento empresarial. É o sobrevalor que advém da atividade organizacional do empresário. 

 

User badge image

Matheus

Há mais de um mês

Fundo de comércio

 

O fundo de comércio é constituído de bens materiais e imateriais reunidos e organizados pela empresa para a produção de seus benefícios econômicos, compondo toda uma estrutura empresarial apta a ser transferida, e cujo patrimônio tangível e intangível reflete na apuração de seu valor. Entre os bens corpóreos, com existência física, estão as mercadorias, instalações, estoque, máquinas, dinheiro, e etc., entre os bens pertencentes ao ativo fixo da empresa, que não são destinados a venda, e aqueles bens pertencentes ao ativo circulante, adquiridos exatamente para sua revenda. No rol dos bens incorpóreos, que assim se identificam por que não terem existência física, encontra-se o nome empresarial, o nome de fantasia, a propriedade ou ponto empresarial, a propriedade intelectual, a marca e a propriedade imaterial, representada pelo aviamento e pela clientela.

Segundo De Plácido e Silva, o fundo de comércio é constituído por elementos como o ponto,onde o negócio está estabelecido, a popularidade ou fama do estabelecimento, a condição do negócio, a freguesia, o nome comercial, as marcas de fábrica e de comércio.

Portanto, o estabelecimento empresarial transcende à idéia do mero espaço físico onde a empresa exerce sua atividade, além de seus bens tangíveis ou corpóreos, porque, também os bens imateriais têm valor econômico e são suscetíveis de transferência para terceiros pelo trespasse do estabelecimento empresarial. Daí considerar o art.1.142 do Código Civil como “estabelecimento todo o complexo de bens organizado, para o exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária”.

Não é, destarte, sem outra razão que no mundo da negociação com a transferência de quotas ou ações com a apuração de haveres, ou o trespasse de empresas, que raramente existe coincidência do valor constante do contrato, estatuto social ou balanço patrimonial de uma empresa, pois frequentemente ocorrem significativas divergências entre os valores contábeis e a realidade patrimonial.

Para a adequada aferição do preço do trespasse de uma empresa há que ser valorado este conjunto de bens que compõem o estabelecimento empresarial, conforme o disposto no artigo 1.142 do Código Civil, consolidando-se na prática jurídica para avaliação do preço também a integração do fundo de comércio (ou fundo empresarial), composto pelo patrimônio corpóreo e incorpóreo da empresa. Para Luiz Autuori, o “fundo comercial, industrial, agrícola ou ainda individual é a soma dos elementos corpóreos e incorpóreos que o constituem, ou que se lhe agregaram, durante sua existência jurídica ou social, em certo local ou em determinado tempo. São elementos desse gênero: mercadorias, instalações, móveis e utensílios, direito de arrendamento total ou parcial, do respectivo local (imóveis ou simplesmente terras), freguesia, nome comercial, insígnia, marcas de fábrica ou de comércio, patentes de invenção, modelos de utilidades e o acervo de dívidas ativas e passivas, as plantações e benfeitorias do solo, passíveis de aproveitamento comercial, e tudo, enfim, o que se incluir na universalidade de valores da propriedade comercial, industrial, agrícola e individual.”

Enfim, o valor do fundo de comércio está representado por todos estes componentes, mais o aviamento e a clientela, que são atributos do fundo comercial, por terem o condão de gerar benefícios sob a forma de lucros superiores àqueles que são considerados normais dentro da atividade empresária.

O aviamento

 

Aviamento e clientela são atributos do estabelecimento empresarial, onde o aviamento é a aptidão ou potencialidade do estabelecimento para produzir resultados, agregar valor. É um plus que exprime ou um potencial de ganhos ou uma esperança de lucratividade.O aviamento gera relevante poder de negociação na transferência ou aquisição do empreendimento porque vislumbra uma expectativa de excepcional lucro em relação às empresas do mesmo gênero. 

A capacidade de um estabelecimento comercial gerar lucros, ou seja, pelo aviamento, importa ter em mira a probabilidade de que um capital investido em um empreendimento empresarial possa dar frutos acima do normal.O aviamento pode ser objetivo ou subjetivo. Será objetivo quando a lucratividade do negócio for uma decorrência natural da própria localização do estabelecimento, e guarda pouco da intervenção do empresário, porquanto sua lucratividade é muito mais inerente ao tipo ou à localização do estabelecimento, como por exemplo, estar situado em um shopping center, cujo centro de compras gera natural expectativa de lucro pelo grande afluxo de pessoas e todas as facilidades, serviços, atrações, comodidades e infra estrutura do empreendimento. É igualmente objetivo o aviamento do estabelecimento comercial que opera com mercadorias exclusivas, ou com um produto já consagrado no mercado de consumo, como sucede com boas franquias que alavancam sua dispersão física em razão do seu prestígio como negócio empresarial, contando com clientela fiel e habitual. Observa Haroldo Verçosa, existirem pessoas que podem desprezar estabelecimentos assim consagrados por sua facilidade ou proximidade, e preferirem atravessar toda a cidade em busca de um determinado produto ou serviço e, ignorando inclusive a relação usual de custo e benefício e mostrando-se dispostos a gastar mais ou perder mais tempo com seu deslocamento em razão da excelência do serviço ou do produto que buscam realizar. Aqui interfere a atuação do empresário na organização do estabelecimento, na fixação do preço, na qualidade dos serviços, na apresentação dos produtos,no tratamento pessoal que dá aos clientes, criando todo um diferencial com sua simpatia, logrando com isto uma capacidade de agregar este toque pessoal ao seu negócio e implantar um tratamento singular que o difere na preferência dos clientes que têm outros estabelecimentos concorrentes para escolher, mas que preferem este empreendedor por conta do seu valor agregado, a mais valia que ele adiciona ao seu ramo de atividade. São, portanto, as condições pessoais do empreendedor e do estabelecimento, frente ao conjunto de cuidados disponibilizados, o dinamismo, a seriedade, a correção nos negócios, o conhecimento do ramo e bom tratamento conferido aos clientes. Este conjunto de atributos é que diferencia um empresário do outro e que servem como atração e preferência da clientela que termina por optar por certo estabelecimento em detrimento da concorrência.

 Induvidoso, portanto, que o aviamento conta com o talento do empreendedor ou com as qualidades excepcionais do estabelecimento, onde tudo confere maior probabilidade de lucratividade, uma valoração econômica ao estabelecimento, e esta circunstância será considerada no preço ou na avaliação do negócio.

 

Neste link contêm mais detalhes, espero que lhe ajude 

www.processoscoletivos.net/~pcoletiv/ponto-e-contraponto/681-o-fundo-de-comercio-do-profissional-liberal-na-meacao-conjugal

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas