Buscar

As matérias previstas no artigo 27, inciso 3º, da CF/88 deverão ser tratadas por lei estadual? Por que?

.

💡 3 Respostas

User badge image

rafael segre

Creio que a colega referia-se ao §3º. Se foi a este parágrafo ao qual a questão foi arguida, a resposta deve ser, portanto, o Estado Federado possui autonomia. Esta, compreende a capacidade de auto governo, auto legislação e auto organização interna, desde que respeitados os princípios constantes na Constituição Federal. Ao Estado Membro cabe a competência de cuidar de matérias de abrangência regional, ou seja, aquelas que ocorrem dentro dos limites do território daquele estado. Isto posto, e para elucidar a colega, creio ainda ser relevante demonstrar a definição das competências, e em que ela consiste, referentes a cada ente federativo. A competência é a "faculdade juridicamente atribuída a uma entidade", segundo José Afonso da Silva. "É a esfera delimitada de atribuições de uma entidade federativa", citando Rodrigo Cesar R. Pinho.

Por fim, a União possui competência de âmbito geral (art. 21 e 22 CF/88), os Estados membros possuem competências de ãmbito regional ( art. 25 CF/88), os Municípios possuem competências de interesse local ( art 29 CF/88) e o Distrito Federal possui competências regional e local ( art 32 §1º).

2
Dislike2
User badge image

Lígia Lucredi

Sim, me desculpem, me referia ao parágrafo 3º! Muito obrigada pela ajuda Rafael!

 

2
Dislike0
User badge image

Sabrina Schossler

O Artigo 27 não tem inciso 3º :(

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais