Buscar

No que consiste a censura ? pode ser aplicada no Brasil?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Rochier

Censura (do latim censura) é a aprovação ou desaprovação prévia de circulação de informação, visando à proteção dos interesses de um estado ou grupo de poder. ... Consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como a arte. A censura no Brasil, tanto cultural como política, ocorreu durante todo o período após a colonização do país. Embora a maioria da censura estatal tenha terminado pouco antes do período da redemocratização que começou em 1974, o Brasil ainda experimenta uma pequena quantidade de censura não oficial hoje. A legislação atual restringe a liberdade de expressão em relação ao racismo, e a Constituição atual, promulgada em 1988, proíbe o anonimato,  embora a liberdade de expressão seja cumprida.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Censura consiste na aprovação ou desaprovação prévia de circulação de uma informação, opinião ou outra forma de expressão, com a justificativa de proteger os interesses de um Estado ou de um grupo de poder.

Em alguns casos há a criminalização de informações.

Apesar de não existir da forma que existia antes da redemocratização, a censura ainda se faz presente na sociedade brasileira, de forma velada.

Os arquivos da ditadura, por exemplo, permanecem inacessíveis a consulta da população em geral. 

Em outubro de 2002 o jornal Correio Braziliense fora proibido pela justiça de publicar, com possibilidade de busca e apreensão de eventuais exemplares já impressos, uma matéria que divulgaria trechos de escutas telefônicas de funcionários do governo do Distrito Federal. De acordo com o jornal, tais pessoas estariam envolvidas com processos ilegais de loteamentos de territórios. Em protesto, o jornal publicou matéria alegando ter sido censurado e, no dia seguinte, seus diretores de redação pediram demissão.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais