Buscar

Qual a diferença entre Taxa e Tarifa?

Pergunta sobre a tributos.

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Taxa é modelo de tributo, que quando paga, corresponde a uma direta contraprestação, cobrada pelo Estado. Já a tarifa é um preço público, normalmente cobrado por um empresa que possui concessão pública para executar determinado serviço.

0
Dislike0
User badge image

ludmilla custodio

Taxa é o valor devido a prestação de um serviço. Pode ser cobrado compulsóriamente se o serviço é oferecedo, mesmo que a outra parte não utilize. Exempo clássico é a taxa de esgoto

Tarifa é uma cobrança facultativa para serviços não essenciais. Não se considera a tarifa como um tributo, essa é a diferença básica entre taxa e tarifa. lembrando que existem 3 tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Taxa

Taxa é um valor que se paga à contraprestação de um serviço. No âmbito público pode se atribuir aos serviços públicos prestados pelo estado aos contribuintes. Exemplos de taxa são a taxa de lixo urbano, a taxa de confecção do transporte, taxa de emissão de documentos, entre outras já conhecidas por todos.

Tarifa

Tarifa é um valor que pode ser cobrado contra prestação de um serviço. Tanto empresas públicas como privadas usam as tarifas para definir o valor dos seus serviços. As tarifas bancarias por exemplo são um dos tipos comumente usados no nosso cotidiano. Significam uma remuneração sobre o serviço que o usuário esta recebendo.

0
Dislike0
User badge image

Caroline Parma

Taxa é um tributo de competencia da União/Estados/DF e Municipios, que incide sobre uma prestação Estatal de: SERVIÇOS PUBLICOS (específicos e divisiveis) e poder de polícia.

A Tarifa é equivalente à preço publico, geralmente oriunda de um contrato administrativo com uma concessionaria, pela utilização utilização FACULTATIVA de um bem publico conservado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais