Buscar

No verso "porem já cinco sóis eram passados" há uma figura de linguagem chamada

💡 5 Respostas

User badge image

Marilza Morais

A figura de linguagem é Metonímia. Dá idéia de efeito/causa.

1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

 

A figura de linguagem usada acima chama-se METONÍMIA, que é a substituição de uma palavra por outra quando ambas possuem uma relação. O verso acima faz referência a passagem do tempo no Canto V, do poema “Os Lusíadas”, escrito por Camões e publicado em 1572 em PortTambém temos a SINÉDOQUE, que é um tipo particular de metonímia em que a palavra que indica o todo de um ser é substituída por outra que indica uma parte dele. por exemplo:

 

“E se os olhos reaprendessem a chorar, seria um segundo dilúvio”

 

(Carlos Drummond de Andrade)< olhos = parte / pessoas =As figuras de linguagem, geralmente, são usadas pelo escritor a fim de provocar no leitor uma nova sensação e/ou um efeito de interpretação que pode estar relacionado a aspectos de ordem semântica, fonológica e sintática da oração. Esses novos sentidos atribuídos às palavras, sempre dentro de um contexto, têm função estilística e expressiva na obra. E, também, podem ser usadas na fala, pelo or

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A figura de linguagem usada acima chama-se METONÍMIA, que é a substituição de uma palavra por outra quando ambas possuem uma relação. O verso acima faz referência a passagem do tempo no Canto V, do poema “Os Lusíadas”, escrito por Camões e publicado em 1572 em Portugal.

Também temos a SINÉDOQUE, que é um tipo particular de metonímia em que a palavra que indica o todo de um ser é substituída por outra que indica uma parte dele. por exemplo:

“E se os olhos reaprendessem a chorar, seria um segundo dilúvio”

(Carlos Drummond de Andrade)

olhos = parte / pessoas = todo

As figuras de linguagem, geralmente, são usadas pelo escritor a fim de provocar no leitor uma nova sensação e/ou um efeito de interpretação que pode estar relacionado a aspectos de ordem semântica, fonológica e sintática da oração. Esses novos sentidos atribuídos às palavras, sempre dentro de um contexto, têm função estilística e expressiva na obra. E, também, podem ser usadas na fala, pelo orador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais