Buscar

Um gerador CC em derivação auto-excitado de 10kW, 220 V é acionado a 1000 rpm.?

Um gerador CC em derivação auto-excitado de 10kW, 220 V é acionado a 1000 rpm. A resistência de armadura é 0,15 Ohm e a corrente de campo é 1,6 A, quando a tensão terminal é 220 V, com carga nominal. As perdas rotacionais são conhecidas como iguais a 540 W. a) Calcule a força eletromotriz de armadura (Ea). b) O rendimento. c) Calcule o torque na entrada do gerador (T = (EaIa + Prot)*(60/(2pin))). d) A regulação de tensão, sabendo que a tensão a vazio é igual a 235 V. e) Qual seria o valor de Ea se a velocidade de rotação do rotor fosse 1200 rpm?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

a) A força eletromotriz (f.e.m.) é o nome usado para denominar a propriedade que qualquer dispositivo tem de produzir corrente elétrica em um circuito. Estudada na física, trata-se de uma grandeza escalar que, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades tem como unidade de medida Joule por Coulomb, representada por J/C. Em geral a força eletromotriz é representada pelas iniciais f.e.m. ou pela letra E (ou e). Sendo W a energia que o gerador fornece ao circuito durante o tempo t, e Q a carga elétrica que passa por qualquer secção transversal durante-o mesmo tempo, temos, por definição:

\(E = W / Q\)

b) O rendimento é nada mais que a relação entre energia liberada e a energia introduzida. Na área da eletricidade, porém, é comum que o rendimento seja calculado pela potência elétrica. A letra grega η é usada para expressar o rendimento. Pode ser calculado através da seguinte expressão:

\(n=Psaída/Pentrada\)

c) O torque é a força que quando aplicada em um determinado ponto tende a girar um corpo material.

d) A regulação de tensão tem como objetivo e regra geral a avaliação da variação da tensão, relacionando o comportamento da tensão em regime de carga e em vazio, em relação a uma referência (normalmente a tensão em carga). Pode ser calculada através da seguinte expressão:

\(Rt=(V0-Vl)/Vl\)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais