Buscar

Trabalho sobre Gestão Organizacional. Ajudaa !

💡 1 Resposta

User badge image

Eduarda Guedes

A gestão organizacional é o planejamento de todas as ações que contribuem para o pleno funcionamento de um sistema, o que resulta na efetivação de tarefas, metas e/ou objetivos gerais. Nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização, com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis.

A função desse tipo de conceito de gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados. Visto como um modelo de trabalho, este tipo de organização é orientada por uma política de valores da própria instituição, que influenciam em todas as etapas dos processos nas diversas áreas.

As recorrentes modificações e o avanço de tecnologias no cenário corporativo da atualidade tornam a gestão organizacional eficaz ainda mais eficiente e necessária. Através dela se torna viável a criação de métodos e técnicas de atuação, que são capazes de garantir a adaptação, sobrevivência e competitividade, de maneira sadia, de uma empresa que quer ser relevante no mercado. Essas orientações devem estar presentes em estratégias como:

  • Planejamento de ações internas ou externas;
  • Gestão de recursos humanos e materiais;
  • Estabelecimento de estrutura hierárquica ou horizontal;
  • Estabelecimento de escopo de cada funcionário;
  • Elaboração de planos de carreira;
  • Regras de remuneração;
  • Orientações de cultura organizacional;
  • Definição de benefício

Dentro deste ponto de vista sociológico, o autor Charles Perrow relata a possibilidade de deslocar o olhar para problemas fundamentais das organizações e afastar das perspectivas que atribuem os impasses de gestão das organizações às pessoas, aos indivíduos (aspectos psicológicos) ou aos relacionamentos entre pequenos grupos (psicologia social), por exemplo. 

Não basta, identificar os “defeitos das pessoas” e “modificá-las” para atingir melhoria da organização, já que “as atitudes das mesmas são determinadas tanto pela organização na qual trabalham como pelas suas atitudes preexistentes como ser humano.

Porém estas vantagens não surgem de uma hora para outra. O processo de melhoria é gradativo e cíclico. Ou seja: a equipe vai estar em constante evolução. Pense no quanto estar dentro de um local profissional, que valoriza o autodesenvolvimento, é bom para o progresso de cada funcionário! E assim, a empresa obtém o que almejava, no caso o lucro, além de contar com o desenvolvimento de cada pessoa que cooperou para isso.

A pessoa que lidera a corporação no comando desse processo de implementação, deve sempre elaborar um planejamento tanto de curto, como de médio e longo prazo que consiga contemplar todas as necessidades, metas e objetivos para cada uma das etapas. Assim, todos irão enxergar os resultados e compreender que há muito mais para se alcançar, principalmente a gestão. É interessante também ser transparente e sempre manter contato com os outros funcionários, a respeito dos êxitos obtidos, para que todos sintam que o trabalho está realmente fazendo a diferença.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais