Buscar

Em que tipo de RN ocorre a macrossomia e a que ela se refere?

Neonatologia

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Cláudia

A macrossomia é uma doença fetal que se caracteriza com o aumento de peso do recém nascidos. Ocorre geralmente quando as mães são dibéticas e aumenta os tecidos maternos. É mais ou menos isso Rômulo, não sei explicar com linguagem científica. Abraços !!!

2
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Tá bem explicado sim Ana. Algumas características sobre a DMG - Diabetes Mellitus Gestacional (ou gravídica) é de que não necessariamente a mãe é portadora de DM (Diabetes Melittus) tipo 1 ou 2, ou seja, ela não tem a doença diabética. Porém ocorre que durante a gestação, seus índices de glicose aumentam para além do normal devido a fatores hormonais influenciados por predisposições genéticas e/ou associados a alguns fatores predisponentes como hipertensão, obesidade ou sobrepeso como alguns exemplos. Isto ocorre em 3 a 7% das gestações. Porém após o parto, seus índices de glicose voltam ao normal pois esta DMG tinha como causa a própria gestação em sí. No caso das mães que já possuem a doença diabética, devem através do pré-natal fazerem acompanhamento e utilizarem medicações que não contra-indicadas para a gestação previamente e durante todo o período gestacional para prevenirem consequências como a macrossomia que é isto mesmo. Bem colocada sua resposta Ana! :) Muito obrigado!

2
Dislike0
User badge image

Patrick Alves

A macrossomia está relacionado com a condição associada materna ou fetal que contabiliza o seu desenvolvimento. Em geral, a diabetes mal controlada, obesidade materna, e excessivo ganho de peso materno são todos associados com macrossomia e intermitentes períodos de hiperglicemia têm em comum. Hiperglicemia no feto resulta na estimulação da insulina, o hormônio do crescimento, e outros fatores de crescimento, o que, por sua vez, estimulam o crescimento fetal e deposição de gordura e glicogênio. Avançada idade gestacional resulta em um maior peso ao nascer na entrega possibilitando o crescimento pelo processo continue no útero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais