Buscar

APOL 1 - Análise de Vantagem Competitiva & ESTRATÉGIA, CORE COMPETENCE E MUDANÇA

ALGUÉM CONSEGUIU RESPONDER AS QUESTÕES DA APOL 1????
ANÁLISE DE VANTAGEM COMPETITIVA & ESTRATÉGIA, CORE COMPETENCE E MUDANÇA .

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito da transformação estratégica, é correto afirmar:
 
A

Para a transformação estratégica é dispensável adotar uma postura e ações de monitoramento da proposta de transformação estratégica mediante o acompanhamento, par e passo, das iniciativas e ações previstas para saber como estão sendo executadas, bastando apenas que as pessoas sejam informadas a respeito.

B

Embora a certeza da ação sistêmica na organização, o modelo de transformação estratégias a serem implementadas não deve ser diferente para áreas semelhantes, em função em função de seus papeis organizacionais diferentes, pois todos fazem parte da mesma empresa.

C

A transformação estratégica irá requerer da organização, e portanto de seus principais e destacados gestores, uma atuação de forma a produzir e conduzir o processo de mudança das atitudes e das ações que visem a adoção da nova forma de pensamento e de agir da empresa.

D

Em todas as empresas,  se irá encontrar pessoas dispostas a pensar e a agir de forma estratégica. Será muito comum encontrar pessoas dispostas a atuar com este tipo de comportamento, pois as empresas trabalham com o propósito de mudar suas atitudes dentro da empresa.

E

Todo processo de gestão estratégica deve considerar a empresa como um organismo extensivo da ação e da vontade dos sócios, e a vontade deles deve ser soberana, dispensando-se o pensamento sistêmico, que envolve todas as áreas da empresa e todas elas devem estar alinhadas para que os resultados possam ser eficazes.

 

Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A análise de cenários visando a adoção da ação e mentalidade estratégica, bem como a transformação estratégica e a identificação do diagnóstico estratégico é fundamental para a tomada de decisões estratégias com vistas a execução e implementação do processo estratégico.
 

A respeito da análise de cenários indique, dentre as alternativas abaixo, a única alternativa correta:

A

A análise prospectiva funciona como resultado originado da análise de outras ações cujas premissas são antecipadamente verdadeiras e que mediante a analise delas se permitir concluir com a construção de um resultado logico, validando as hipóteses das outras ações mencionadas.

B
A lógica intuitiva parte do princípio da busca de diversos possíveis e futuros cenários, a partir de horizonte temporais específicos e tem como proposito definir estratégias capazes de favorecer a organização em função das probabilidades de ocorrência dos fatos prospectados, ou previstos, e, também, de outra forma, permitir a organização se preparar para enfrentar situações e acontecimentos que podem ser previstos dentro da sua área de ação e competência, ou mesmo fora da sua área de ação e competência, mas que podem produzir efeitos no seu ambiente organizacional.
C

Criação do método de Análise lógica de cenários prospectivos vê o enfoque do efeito de determinados eventos nas tendências das variáveis analisadas, em um dado período de tempo, diferentemente do que ocorre com a Lógica dos impactos tendenciais que procura perturbações e rupturas de tendências.

D
A identificação de cenários é pratica desenvolvida há muitos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos exércitos e por outras formas de atuação que requerem, antecipadamente, a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
E

A identificação de cenários é pratica desenvolvida há poucos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos autoridades governamentais norte americanas e da antiga União Soviética que, em decorrência da guerra fria, tinham necessidade de manter a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.

Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito dos conceitos relacionados a mentalidade estratégica, analise as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta.
 

I - a mentalidade estratégica é a necessária para a construção da visão do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente momento, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando essa visão para cinco a dez anos à frente e posicionando-se de uma perspectiva global a partir do futuro desejado.

II - a mentalidade imediatista se verifica quando aqueles que são os executores das ações conseguem visualizar somente o que vai acontecer, no máximo, daqui a um mês e apenas o que se passa dentro do setor da organização em que atuam.

III - mentalidade operacional, é baseada nos fatos do cotidiano e nas demandas para que tudo ocorra normalmente.

 

É correto o que se afirma apenas em

A

Asserção I  

 

B

Asserção II

 

C

Asserção III

 

D

Asserções I, II e III

 

 

E
Asserções II e III
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva

A respeito da missão empresarial, é correto afirmar:  

 
A

Elabora novas ferramentas a serem utilizadas no processo para eliminar definitivamente as atualmente existentes

 

B

Aprimorar o organograma da organização em substituição ao fluxograma;

 

C

Eliminar barreiras dos clientes em função dos preços das mercadorias a serem vendidas e garantir resultados.

 

D

Funciona como o propósito de orientador as atividades da organização, aglutinando esforços dos membros, clarificando e comunicando objetivos e a estratégia organizacional.

 

E
Determinar as competências de negócios e vendas das pessoas para colaborar nos processos de contratação dos novos colaboradores da organização
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva

Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.

 
A

A análise do ambiente interno é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).

B

Na análise do ambiente externo, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção.

C

A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).

D

A matriz SWOT que sua principal contribuição e conceito advém da ideia que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que tem capacidade maior para gerar rentabilidade e desta forma contribuindo para dar melhor suporte aos negócios realizados com produtos que precisam de caixa para poder se desenvolver e outrora tornarem-se lucrativos.

E

A matriz SWOT trabalha com aspectos relacionados as forças da competição e concorrência empresarial, aos aspectos do poder de negociação de compradores e de fornecedores e, também em relação a ameaça de novos entrantes e do poder de ação dos produtos substitutos.

💡 40 Respostas

User badge image

Cristina Carla da Silva

A número 4 é a letra D

2
Dislike0
User badge image

franciele lopes

55  999905619

0
Dislike0
User badge image

Janete

Renison, o grupo é para alunos Uninter.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais