alguem pode me ajudar? pergunta pra matéria de criminologia
Fabiana De Matias Rodrigues
Há mais de um mês
Para Merton, anomia significa uma incapacidade do indivíduo em atingir os seus fins culturais e ocorre quando, devido à insuficiência dos meios institucionalizados, o insucesso em atingir esses fins gera conduta desviante. É por isso que, segundo Merton, a maioria dos crimes são cometidos por membros das classes menos favorecidas. A teoria da anomia de Merton explica por que os membros das classes menos favorecidas cometem a maioria das infrações penais, e crimes de motivação política.
Para Emile Durkheim, anomia e um problema social, pois é um mal gerado pela incapacidade de geração de cultura, ou seja, perda de identidade, que é um advento da modernização exacerbada e da racionalização das atividades humanas, cada vez mais exigida. A Teoria da Anomia de Merton é um prolongamento da Teoria da Anomia de Durkheim, que considerou o conceito de anomia em seus dois trabalhos: Da Divisão do Trabalho Social e O Suicídio, além de outro que também produziu como As regras do método sociológico. Durkheim tentava explicar as consequências patológicas da divisão do trabalho, do declínio da solidariedade social e do conflito entre classes sociais. Essas condições não permitiam um conjunto de regras comuns, que constitui o principal mecanismo de disciplina das relações entre elementos de um sistema social, o que daria causa a uma situação de anomia ou de ausência de normas. A ausência de tais regras conduziria à desintegração social.
wilton ribeiro
Há mais de um mês
Diferença entre subcultura e contracultura: ambas representam o enfrentamento desviante dos jovens em relação à cultura dominante.
- Subcultura – aceita certos aspectos da cultura dominante, mas expressa sentimentos e crenças exclusivas de seu próprio grupo;
- Contracultura – tem como elemento central o desafio à cultura dominante.
O sentimento de fracasso na sociedade de consumo é inevitável para a maioria dos grupos sociais.
Uma das formas de opção das minorias altamente desfavorecidas é a orientação sob uma estrutura social alternativa, constituindo-se uma subcultura criminal. Vários indivíduos, cada um dos quais funcionou como objeto de referência de outros, chegam de comum acordo a novo conjunto de critérios.
Fonte: Albert Cohen e a Teoria da subcultura delinqüente. artigos.
ricardo cesar matheus filho
Há mais de um mês
na anomia ele é proprio para o delito, na subcultura ele adquire aquilo para ele.........