Buscar

topografia escala

A área limite de um projeto de Engenharia corresponde a 25 km2. Determine a escala do projeto em questão, se a área representada equivale a 5000 cm2. 6.Construa uma escala gráfica para a escala nominal 1:600. 7.Construa uma escala gráfica para a escala nominal 1:25.0. 8.Construa uma escala gráfica para a escala numérica 1:1.0.0. Quantas folhas de papel tamanho A4 serão necessárias para representar uma superfície de 350m x 280m, na escala 1:500? 10.Quantas folhas seriam necessárias se, para o exercício anterior, fossem descontadas margens de 20mm para cada lado da folha? 1.Quantas folhas seriam necessárias se, para o exercício anterior, a folha utilizada fosse a A4 deitada? 12.Pesquise em plantas, cartas e mapas de várias escalas, as características de construção e representação das escalas gráficas utilizadas (intervalo, unidade, comprimento).

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A necessidade do emprego de escalas de projetos arquitetônicos na representação gráfica surgiu da impossibilidade de representarmos, em muitos casos, em grandeza verdadeira, certos objetos cujas dimensões não permitem o uso dos tamanhos de papel recomendados pelas Normas Técnicas.


Todo o desenho arquitetônico vai passar necessariamente pelo domínio e respectivo emprego das escalas. A necessidade do emprego das escalas surgiu em virtude da impossibilidade de representação de elementos em verdadeira grandeza em uma prancha de desenho. Neste caso usamos escalas de redução. Temos na realidade três formas de representação em escala:

•    Escala de redução – exemplo: 1/5 ou 1:5 (lê-se: escala 1 por 5)
•    Escala real – exemplo: 1/1 ou 1:1 (lê-se: escala 1 por 1)
•    Escala de ampliação – exemplo: 5/1 ou 5:1 (lê-se: escala 5 por 1)


Um fator determinante para a escolha de uma escala e a real necessidade de informação que o desenho quer mostrar. Dependendo do nível de detalhamento que vamos graficar, a escala fica mais próxima da real. Com o passar do tempo e a experiência que o desenhista vai adquirindo, a escolha da escala fica mais fácil, já que uma vez decidido o tamanho do papel a ser utilizado, escolhe-se a escala mais adequada que caiba na área de desenho da prancha. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais