Buscar

Questão de probabilidade

Um jogador J entra em um torneio de tênis com jogos eliminatórios. Seu primeiro adversário será selecionado aleatoriamente a partir de um conjunto de 7 jogadores: {A, B, C, D, E, F, G}. Contra 4 adversários (A, B, C, D) desse conjunto, a probabilidade de vitória de J é 0.6; contra dois adversários desse conjunto (E, F), a probabilidade de vitória de J é 0.45 e contra o adversário restante (G), a probabilidade de vitória de J é 0.25.

 

(a) Qual a probabilidade de vitória de J na primeira partida do torneio?

(b) Suponha que a primeira partida já tenha sido realizada. Você ca sabendo que J venceu esse jogo. Qual a probabilidade de que J tenha jogado contra E?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

a) A probabilidade de J enfrentar A é de \(1/7\) . A probabilidade de J ganhar de A é de 0,6. Portanto a probabilidade de J jogar com A E ganhar é de \((1/7) x 0,6\)

Prossiga fazendo isso pra cada possível adversário: B, C, D...

Depois que obtiver todas as probabilidades de J jogar com eles e ganhar, você deve somá-las para obter a probabilidade de J ganhar o primeiro jogo. Isso porque J pode jogar com A e ganhar OU J pode jogar com B e ganhar OU J pode jogar com C e ganhar...

b) Dentro da probabilidade de ganhar o primeiro jogo estão somadas todas as probabilidades de vitória com cada um dos adversários, certo? Então precisamos saber qual fração corresponde à probabilidade de J ter jogado com E.

O resultado da letra a, que é justamente a probabilidade de J vencer o primeiro jogo, será o denominador dessa fração. 

O numerador será \((1/7)x0,45\)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais