Buscar

O que á "Teratologia jurídica" ?

Assunto abordado recetemente pelo STF em plenário. Assunto com pouco trato pelo doutrina.

💡 2 Respostas

User badge image

Ronaldo Wenceslau

Doutor, bom dia. Me lembro de ter visto o advogado Silvio Macel utilizar essa expressão durante uma explanação acerca da lei 10826/03. Teratologia Jurídica é uma exposiçaõ jurídica deformada, absurda, monstruosa, algo que vai de contra a princípios já estabelecidos e pacificados (à exemplo, uma decisão do Excelso Ministro Eros Grau, no HC 90075). Pessoalmente não gosto dessas expressões cabulosas, porquê o direito deve ser simples, deve ser de fácil entendimento. A utilização de expressões em latin, por exemplo, visam resumir muitas folhas de doutrinas e entendimentos em 2 ou 3 palavras, o que é bacana, mas outras, como esta de teratologia jurídica, em minha humilde opinião, não passa de blablablablasoufodaseidireitopacarambablablabla.
Espero ter ajudado.
;)

1
Dislike0
User badge image

Everton Queiroz

Obrigado pela resposta. Ajudou sim, ouvi a expressão em um dos plenarios do STF e não achei nada nos livros nem na internet a respeito, tampouco consegui deduzir alguma coisa da palvra. Mas, novamente, agradeço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais