Buscar

Na granulometria o MF das duas amostras pode ser diferente?

Se sim, qual o erro permitido? Não tô achando isso na NM 248. Se tiver falando disso em alguma outra norma e alguém souber... :)

💡 4 Respostas

User badge image

Adijailton Jose de Souza

o IDEAL É VOCÊ PADRONIZAR AS MASSAS DE SUAS AMOSTRAS!!!

0
Dislike0
User badge image

Andre Souza

Você só deve usar uma amostra, só que ela deve ser retiradas de vários pontos, depois repartida em quatro partes até obter a massa necessária para o ensaio (varia com o aspecto visual da amostra).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Módulo de finura é a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100.


Para cada uma das amostras do ensaio deve-se, antes de realizar o cálculo do módulo de finura, calcular a porcentagem retida, em massa, em cada peneira, com aproximação de 0,1%. As amostras devem apresentar necessariamente a mesma dimensão máxima característica e, nas demais peneiras, os valores de porcentagem retida individualmente não devem diferir mais de 4% entre si.


Caso isto ocorra, repetir o peneiramento para outras amostras de ensaio até atender a esta exigência. Caso os critérios sejam atendidos, calcula-se o módulo de finura (no caso, o erro máximo permitido é limitado por estes critérios).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais