Buscar

Uma agulha usada durante uma punção espinhal (lombar) atravessaria (em ordem):?

1. Aracnoide.  2. Dura-máter.  3. Espaço epidural  4. Pia-máter.  5. Cavidade (espaço) subaracnoide.   a. 1, 2, 3, 5.   b. 2, 3, 1, 5, 4.   c. 3, 2, 1, 5.   d. 4, 3, 1, 5, 2.   e. 5, 1, 3, 4, 2.

💡 10 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso é um dos sistemas mais importantes e mais sensíveis do corpo humano. Suas funções são fundamentais para manter e regularizar todo o metabolismo do corpo, além de funcionar como o centro processador dos sentidos e até mesmo dos pensamentos (cérebro). Por isso, esse sistema é protegido de forma especial por membranas especializadas chamadas de meninges.

Porém, antes de chegar nas meninges, a agulha passará por um espaço entre a superfície dos ossos das vértebras e a primeira meninge (dura-máter), esse espaço é chamado de espaço epidural. Logo após, há um total três meninges que envolvem o sistema nervoso. A primeira e mais resistente é a dura-máter que tem esse nome por ser formada por um tecido conjuntivo mais denso. Em seguida encontramos uma membrana serosa que lembra uma teia de aranha e por isso é chamada de aracnoide. Logo depois há um líquido cefalorraquidiano que ocupa o espaço subaracnoideo e por fim, a pia-máter que é a membrana mais interna e se adere intimamente à superfície da medula e do encéfalo.

Portanto, a resposta correta é: c. 3, 2, 1, 5

1
Dislike0
User badge image

Janaína V. Ferreira

Atravessaria: 2.Dura-máter, 3.Espaço epidural, 1.Aracnoide, 5.Cavidade subaracnoide e 4.Pia-máter.

A dura-máter é membrana mais externa, espessa e resistente, estando directamente ligada a superfície interior do crânio e a face interior das paredes do canal vertebral onde se encontra a medula espinal.

O espaço epidural é o espaço existente entre a dura-máter e a superfície dos ossos que esta meninge reveste interiormente (crânio e canal raquidiano), sendo mais evidente em torno da medula espinal, no interior da coluna vertebral, onde é composto por gordura e vasos sanguíneos.

A aracnóide é a membrana média, fina e elástica, cuja estrutura forma uma rede semelhante a de uma "teia de aranha".

A cavidade subaracnoide  é o espaço que separa a aracnóide, que apenas penetra nos grandes sulcos cerebrais da pia-máter, a qual penetra, por sua vez, em todas as depressões da superfície do cérebro e da medula espinal.

A pia-máter é a membrana interna, muito fina e delicada, firmemente fixada à superfície do encéfalo e da medula espinal, de tal forma que penetra em todas as dobras e sulcos cerebrais e espinais.

Logo, uma agulha usada durante uma punção espinal (lombar) atravessaria (em ordem): B.2,3,1,5,4.

0
Dislike0
User badge image

Jessé Henrique

obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais