Buscar

Direito do Trabalho

Qual a diferença entre trabalho proibido e trabalho ilícito?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Silva

Segundo ensinamentos de Alice Monteiro de Barros, o trabalho proibido é aquele prestado em desacordo com as normas de proteção trabalhista. Neste caso, os efeitos do contrato de trabalho são resguardados. Ou seja, autoridade cessa a prestação de serviços, no entanto, recebe todos os direitos pelo trabalho já prestado.

Ex.: Trabalho prestado por menor de 14 anos; trabalho prestado por estrangeiro em situação irregular; trabalho prestado por menor de 18 anos à noite.

Por sua vez, o trabalho ilícito é aquele prestado de forma ilícita, uma vez que o próprio OBJETO do contrato de trabalho é a prestação de serviços ilícitos. Neste caso, não há reconhecimento de seus efeitos, não podendo alegar o desconhecimento da vedação legal.

Ex.: Trabalho com contrabando, plantação de psicotrópicos, trabalho com tráfico de armas etc.

Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1673202/qual-a-diferenca-entre-trabalho-proibido-e-trabalho-ilicito-katy-brianezi

4
Dislike0
User badge image

ROBSON GUERREIRO

Proíbido = menor de idade trabalhando em serviço doméstico. Ilicito = o trabalho escravo, a prostituiçào, etc. A diferença consiste no fato de que o trabalho proíbido poderá haver o reconhecimento do vínculo empregatício, ainda que o contrato seja nulo, para fins do pagamento da verba rescisória, como por exemplo: o reconhecimento do vínculo empregatício de uma jovem de 17 anos em uma casa de família (proíbido pela lC 150/15). Já no trabalho ílicito, o contrato é nulo de pleno direito, não poderá haver reconhecimento do vínculo empregatício, pois o seu objeto consiste num ato ilícito, exemplo: o reconhecimento do vínculo empregatício de uma prostituta à um prostibúlo (rufianismo ou exploração sexual é crime). Espero tê-la ajudado.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais