Buscar

Quais as diferenças entre o regime fechado e o regime disciplinar diferenciado?

Quais as diferenças entre o regime fechado e o regime disciplinar diferenciado?

💡 3 Respostas

User badge image

Lyra

sintetizando: só existem 3 formas de cumprimento de pena privativa de liberdade. fechado, semi aberto e aberto. Na prolação da sentença o juiz fixará um desses três regimes iniciais, de acordo com o montante da pena aplicada e a natureza do delito (o STF entende que a imposição de regime mais gravoso só pode ser feita através de motivação idônea, no que tange a gravidade concreta do delito). A regra é a progressão,mas expecionalmente pode ocorrer a regressão, em situações de desrespeito ao sistema. O RDD não pode ser confundindo com aquelas formas de cumprimento de pena (aberto,semi e fechado). o RDD é uma sanção disciplinar prevista no art 53 da LEP, aplicável em razao do cometimento de faltas graves que constituam crime + subversão da ordem interna OU envolgimento com organização criminosa OU que resultem alto risco para a segurança do estabelecimento. O RDD tem um prazo máximo de duração calculado em relação a pena a ser cumprida (1/6).

3
Dislike0
User badge image

Rodrigo Silva

O regime fechado é aquele em que o condenado irá cumprir em uma penitenciária se segurança média ou máxima. Ficará recluso por todo o tempo. Será condenado, em regra, quando a pena for igual ou maior a 8 anos de reclusão.

O regime fechado é aquele amplamente conhecido, que vemos em filmes e séries.

Já o Regime Disciplinas Diferenciado (RDD) não é uma modalidade de cumprimento de pena (diferente do regime fechado, esse sim, é uma modalidade de cumprimento de pena), já que pode ser adotado também aos presos provisórios. O RDD é um regime disciplinar carcerário espcial, aplicado como sanção ou de forma cautelar, que aumenta o nível de isolamento do preso. O tempo máximo para a adoção do RDD é de 360 dias, no entanto, o STJ decidiu que esse prazo pode ser prorrogado, sem entender tal medida como desumana.

Para esclarecer, o RDD está previsto no artigo 52 da Lei de Execução Penal, que a seguir transcrevo:

"Art. 52. A prática de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subversão da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisório, ou condenado, sem prejuízo da sanção penal, ao regime disciplinar diferenciado, com as seguintes características:

I - duração máxima de trezentos e sessenta dias, sem prejuízo de repetição da sanção por nova falta grave de mesma espécie, até o limite de um sexto da pena aplicada;

II - recolhimento em cela individual;

III - visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianças, com duração de duas horas;

IV - o preso terá direito à saída da cela por 2 horas diárias para banho de sol.

§ 1o O regime disciplinar diferenciado também poderá abrigar presos provisórios ou condenados, nacionais ou estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurança do estabelecimento penal ou da sociedade.

§ 2o Estará igualmente sujeito ao regime disciplinar diferenciado o preso provisório ou o condenado sob o qual recaiam fundadas suspeitas de envolvimento ou participação, a qualquer título, em organizações criminosas, quadrilha ou bando. "

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais