Buscar

Foi feita uma mistura de areia + NaCl (cloreto de sódio) + ferro. O que você faria para poder separar estes três componentes?

considere os componentes misturados em estado sólido sendo: a areia em grãos, o sal refinado de cozinha e o ferro em pequenos fragmentos.

💡 3 Respostas

User badge image

Joaquim Vieira de Azevedo Coutinho

Passar um imã para pegar o ferro, ai vc adicionava água ao resto e peinerava, pois o sal que está dissolvido na água passaria junto com ela. Depois só esperava a água evaporar ou utilizava de métodos para acelerar a evaporação.

3
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

ok. O ima irá atraír os fragmentos de ferro, separando-os do restante da mistura. Você adiciona água e peneira através de um processo de filtragem separando a areia da solução fisiológica. Agora você fará o processo de decantação simples, através da evaporação em que o cloreto de sódio se depositará enquanto se perde a água para o meio. Parabéns Joaquim! Obrigado por sua resposta! 

Abçs

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Nessa mistura, o ferro poderia ser separado por uma separação magnética, onde um ímã o atrairia. E para separarmos a areia do sal de cozinha, faríamos uma dissolução fracionada, onde adicionaríamos água aos componentes, o sal se dissolve na água e a areia não. Filtraríamos a areia e por evaporação da solução água+sal, obteremos novamente o sal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais