Buscar

Como o líquido cefalorraquidiano é drenado?

💡 2 Respostas

User badge image

Thayná Sousa

A drenagem do líquor é feita pelas granulações aracnóides, que são pontos da aracnóide que formam pequenos tufos que penetram os seios venosos da dura-máter. Nesses seios venosos há várias veias que recolherão esse líquior e ele se fundirá ao plasma sanguineo. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal.


A irrigação do cére­bro é feita mediante artérias que atravessam a substância cerebral, revestidas pela pia-máter; algumas chegam até o epêndima, que re­veste o interior dos ventrículos, e ai dividem-se em complicadas re­des de vasos capilares. Dentro das cavidades, os capilares passam a ser revestidos pelas células do epêndima, e é esse conjunto que recebe o nome de plexo coróide.


O sistema de drenagem do cérebro começa nos aquedutos cerebrais. Um corte horizontal no cérebro mostra esses ventrículos cerebrais, que se estendem como duas saletas comprimidas por um corredor central. No conjunto, eles se distribuem por três dos lobos cerebrais: o frontal, o occipital e o temporal. Por isso, são considerados em cada ventrículo três cornos: um anterior ou frontal, outro posterior ou occipital e, finalmente, o inferior ou temporal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais