Buscar

Carbono 1. No instante da ciclização, a oxidrila (OH) do carbono 1 pode assumir duas posições. Citi-as e diferencie cada uma.

💡 2 Respostas

User badge image

Camila ceni

vai estudar !
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma vez que as oses ou monossacarídeos são glicídios , ou seja,carboidratos que apresentam  em sua estrutura tanto o grupo orgânico álcool , cetona ou álcool e aldeído, pode ocorrer do oxigênio presente na cetona ou no aldeído sofrer uma reação com algum grupo hidroxila (OH) dos álcoois, levando a uma interação intramolecular.


Como  exemplo, o grupo aldeído de uma  glicose que é uma aldose, ou seja, tem o grupo aldeído o cetona reage com a OH do carbono \(4\), levando a ciclização da molécula e formando um anel com \(5\) átomos(\(4\) de carbono e \(1\) de oxigênio) . Nesse caso ela é chamada de pentanel.  Entretanto, a ciclização da glicose também pode acontecer com a hidroxila do carbono \(5\), gerando um hexanel.


Portanto, há duas posições do carbono: \(\boxed{4}\) e \(\boxed{5}\). No primeiro caso forma-se um pentanel e, no segundo, um hexanel.

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ciclizacao-das-oses.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais