Buscar

Qual a diferença entre peptídeos e proteínas?

💡 3 Respostas

User badge image

Viviane Damasceno

Peptídeos se refere a junção entre dois aminoácidos ou mais por uma ligação peptidica do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina de outro aminoácido. E as proteínas são formadas por mais de 50 ligações de aminoácidos.
5
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, deve-se aplicar conhecimentos sobre dois conceitos principais:

  • Aminoácidos, ou simplesmente aa, são moléculas orgânicas que apresentam um carbono saturado, denominado de carbono alfa, que realiza uma ligação com um átomo de hidrogênio, com um grupamento amino, com um grupamento ácido e com um radical orgânico qualquer, sendo esta última ligação a que distingue um aminoácido de outro.
    • Com relação à sua denominação, estão presentes as funções amina e ácido carboxílico, obrigatoriamente, em toda molécula de aa.
    • São unidades fundamentais (monômeros); e
  • Proteínas, por sua vez, são polímeros biológicos com elevadas massas molares formadas por aminoácidos. São os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, pois estão presente em todas as partes da célula.
    • Além disso, são fundamentais no funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas, que são moléculas de proteínas.
    • Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

Assim, a principal diferença entre um peptídeo e uma proteína é o fato de que um peptídeo pode ser formado pela união de dois aminoácidos, e uma proteína só será formada por filamentos de polipeptídios, ou seja, as proteínas são polímeros e os peptídeos são os monômeros.

2
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Os peptídeos são também chamados de aminoácidos e as proteínas são um conjunto de aminoácidos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais