Buscar

Qual diferença entre direito positivo e direito natural? o direito natural pode ser aplicado livremente?

💡 10 Respostas

User badge image

Rogerio Braga

Direito positivo é baseado na norma escrita ou seja a lei como diz Hans Kelsen em sua obra "O que é Justiça". Direito temporal e espacial conjunto de regras escritas ou costumeiras em certo local e tempo (Kelsen)

direito natural conjunto de princípios não de normas, de carater universal, permanente e imutável. Refere-se a exigências sociais da natureza humana, comuns a todos os homens. como relata o mestre professor andré Carlos em sua obra em parceria com o Mestre professor Reis Friede, Lições Esquematizadas de Introdução ao Estudo do Direito.

Seria válido no espaço social como um todo, independentemente do lugar (universalidade do Direito Natural), não sendo sua validade afetada por qualquer lei, ao passo que o Direito positivo, sendo fruto de obra humana, seria histórico e válido em espaços geográficos determinados, podendo perder a sua validade por decisão legislativa do Estado. Como relatado na obra referida à cima.

 

6
Dislike0
User badge image

Daiane Reis

 O Direito Natural pode ser entendido como o direito que adquirimos ao nascer, e ninguém pode modificar “não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado”. Não depende de lei alguma, é válido universalmente, é imutável e não é afetado pelo tempo. É abstrato, não podemos tocá-lo, apesar de saber que ele existe. O Direito Natural ensina aos homens através da experiência e da razão.

Direito Positivo, que tem sua origem e fundamento no Direito Natural, é o conjunto concreto de normas jurídicas que apresentam formulação, estrutura e natureza culturalmente construídas, isto é, as leis que temos que nos submeter. É criado por meio de decisões voluntárias e depende da manifestação de vontade, por exemplo, de uma autoridade ou da sociedade.

 “o Direito Positivo quando se afasta do Direito Natural, cria leis injustas”. Este primeiro é imposto pelo Estado, válido por tempo e território determinados e tem como fundamento a ordem da sociedade. Já o Direito Natural é superior ao Estado, ligado a princípios e nasce da própria natureza humana, como por exemplo, o direito à vida, à liberdade, à reprodução e corresponde à ideia de justiça.

4
Dislike0
User badge image

Emmanuelly Alessandra

Me ajudo muito, obrigada
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais