Buscar

Dentro da teoria contingêncial o que é a bipolaridade continua? tem algum link pu livro que fale claramente sobre isso?

Teorias da administração.

💡 5 Respostas

User badge image

João Victor Rinaldi

Bipolaridade contínua é rápida mudança do comportamento de uma pessoa e ocorre de forma constante.

http://admuecediurno2011.blogspot.com.br/2011/06/teoria-contigencial.html

Este link me ajudou bastante, e o livro (Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª Edição – Idalberto Chiavenato – Editora Elsevier – 2004 – Rio de Janeiro) aborda as teorias dos principais autores do tema citado.

1
Dislike1
User badge image

João Victor Rinaldi

é a rápida*
1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

A teoria situacional mais comum foi desenvolvida por Fred Fiedler. O modelo de Fiedler tem algumas fraquezas. Por exemplo, alguns líderes podem ser mais eficazes em certas situações do que outros. A escala LPC pode ser questionada porque a avaliação é realizada por um indivíduo em outro. A teoria sustenta que a eficácia de um grupo de tarefas ou de uma organização depende de dois fatores principais: a personalidade do líder e o grau em que a situação confere ao líder poder, controle e influência sobre a situação ou, inversamente, o grau ao qual a situação confronta o líder com incerteza.


Em situações estressantes, os líderes enfatizam as relações estressantes com os outros e não podem concentrar suas habilidades intelectuais no trabalho. Assim, a inteligência é mais eficaz e usada com mais frequência em situações sem estresse. Fiedler conclui que a experiência prejudica o desempenho em condições de baixo estresse, mas contribui para o desempenho sob condições de alto estresse.


Tal como acontece com outros fatores situacionais, para situações estressantes, Fiedler recomenda alterar ou projetar a situação de liderança para capitalizar os pontos fortes do líder. A teoria da contingência situacional de Fiedler sustenta que a eficácia do grupo depende de uma correspondência apropriada entre o estilo de um líder (essencialmente uma medida de característica) e as exigências da situação. Fiedler considera o controle situacional a medida em que um líder pode determinar o que seu grupo vai fazer para ser o principal fator de contingência na determinação da eficácia do comportamento do líder.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais