Buscar

Quais os ligamentos que formam o compartimento medial do tornozelo ?

💡 1 Resposta

User badge image

Giovanna Flora

São os Ligamentos Deltóideos

https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-articular/diartroses/tornozelo/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ligamento deltoide liga o maléolo medial a múltiplos ossos do tarso. Ao contrário da camada superficial deste ligamento, a camada profunda é intraarticular e é coberta por sinóvia. Anatomicamente, em geral, os componentes superficiais surgem do colículo anterior do maléolo medial, e os componentes profundos surgem do sulco intercolicular (sulco do maléolo) e do colículo posterior do maléolo medial.

O deltóide superficial origina-se dos aspectos anteriores e inferiores do maléolo medial que se espalham e enviam 3 bandas para o navicular e ao longo do ligamento calcaneonavicular plantar (mola), para o tálus sustentáculo do calcâneo e para o tubérculo medial. Também é parcialmente coberto por bainhas de tendão e fáscia crural. Resiste principalmente a eversão do retropé; A porção tibionavicular suspende o ligamento da mola e impede o deslocamento para dentro da cabeça do tálus, enquanto a porção tibiocalcaneal impede o deslocamento em valgo.

O deltóide profundo tem origem na borda posterior do colículo anterior, sulco intercolicular e colículo posterior. Está orientado transversalmente e insere-se em toda a superfície não articular do tálus medial. O deltóide profundo estende a função do maléolo medial, impede o deslocamento lateral do tálus e impede a rotação externa do tálus (isso é mais significativo na flexão plantar, quando o deltoide profundo tende a puxar o tálus para a rotação interna).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais