Buscar

As teorias evolutivas mais aceitas dizem que as primeiras biomoléculas eram do tipo RNA. Por que essa teoria é a mais aceita?

💡 3 Respostas

User badge image

Lara Cangussu

Pois a molécula de RNA é mais simples que a do DNA, além de possuir diversidade de funçõess celulares, como por exemplo, o  RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico. Além disso, sua ribose, pode ser formada espontaneamente a partir da polimerização de formaldeído, enquando a desoxirribose não.

 

 

5
Dislike0
User badge image

Simone Oliveira

No final da década de 1980, uma nova hipótese conhecida como "MUNDO RNA" foi apresentada. Esta hipótese reveendica que as formas primitivas de vida tinham somente RNA como material genético e que posteriormente tiveram sua estrutura modificada em DNA e proteínas. A hipótese de "MUNDO RNA" é reforçada pelo fato do RNA estar presente em muitas funções biológicas como a catalítica (enzima do RNA) e tamém pela descoberta de bactérias cujos ribossomos são feitos somente de RNA, sem proteína alguma.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A teoria evolutiva que mais reforça que as primeiras biomoléculas eram do tipo RNA foi apresentada no final da década de 80 e é conhecida como  "Mundo-RNA" .


Basicamente, ela levanta uma hhipótese de que as formas primitivas de vida possuiam somente RNA como material genético e só depois tiveram sua estrutura transformada em DNA e proteínas.


Esse tipo de hipótese é muito aceita porque o RNA está presente em uma grande quantidade de funções biológicas como, por exemplo, a catalítica  e também por conta da descoberta de bactérias que têm ribossomos feitos exclusivamente de RNA,com total ausência de proteínas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais