Buscar

o que acontece com o esqueleto carbônico dos aminoácidos metabolizados?

Sabendo-se que os aminoácidos não são armazenados no nosso organismo como os ácidos graxos e glicose, o que acontece com o esqueleto carbônico dos aminoácidos metabolizados?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os aminoácidos são usados ​​para diferentes propósitos em nosso corpo. A maior parte do pool metabólico de aminoácidos é usada como blocos de construção de proteínas, e uma proporção menor é usada para sintetizar moléculas nitrogenadas especializadas como epinefrina e norepinefrina, neurotransmissores e precursores de purinas e pirimidinas. Como os aminoácidos não podem ser armazenados no corpo para uso posterior, qualquer aminoácido não requerido para necessidades biossintéticas imediatas é desaminado e o esqueleto de carbono é usado como combustível metabólico (10-20% em condições normais) ou convertido em ácidos graxos via acetil CoA.


Quando os carboidratos não estão disponíveis (fome, jejum) - ou não podem ser usados ​​adequadamente, como no diabetes mellitus, os aminoácidos podem se tornar uma fonte primária de energia pela oxidação de seu esqueleto de carbono, mas também se tornando uma importante fonte de glicose para esses tecidos. que só pode usar este açúcar como combustível metabólico.


A formação de glicose a partir de aminoácidos no fígado e no rim é intensificada durante a fome e este processo torna-se a fonte mais importante de glicose para o cérebro, glóbulos vermelhos e outros tecidos. Aminoácidos em proteínas esqueléticas podem ser usados, em uma situação de inanição prolongada como um depósito de energia de "emergência" que pode render 25.000 kcal.

1
Dislike0
User badge image

Kamyla Gomes

Também queria saber!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais