Buscar

Qual a importância da glutationa no metabolismo de aminoácidos? Responda explicando o processo de transporte.

Qual a importância da glutationa no metabolismo de aminoácidos? Responda
explicando o processo de transporte.

💡 3 Respostas

User badge image

Andreia Almeida

Também estou a procura

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glutationa é um dos principais antioxidantes e, no presente estudo, investigamos se um modelo clínico de isquemia e reperfusão aquecidas do fígado humano durante a cirurgia influenciaria o metabolismo da glutationa e do aminoácido.


A glutationa reduzida (GSH) é um tripéptido linear de L-glutamina, L-cisteína e glicina. Tecnicamente NL-gama-glutamil-cisteinil-glicina ou L-glutationa, a molécula possui um grupo sulfidrila (SH) na porção cisteinila, o que explica seu forte caráter de doação de elétrons. À medida que os elétrons se perdem, a molécula se torna oxidada e duas dessas moléculas se ligam (dimerizadas) por uma ponte dissulfeto para formar um dissulfeto de glutationa ou glutationa oxidada (GSSG). Esta ligação é reversível após a redução.


O GSH está sob rígido controle homeostático tanto intracelular como extracelular. Um equilíbrio dinâmico é mantido entre a síntese de GSH, a reciclagem de GSSG / glutationa oxidada e sua utilização. A síntese de GSH envolve duas reações estreitamente ligadas, controladas enzimaticamente, que utilizam o ATP. Primeiro, cisteína e glutamato são combinados por gama-glutamil cisteinil sintetase.


Em segundo lugar, a GSH sintetase combina gama-glutamilcisteína com glicina para gerar GSH. À medida que os níveis de GSH aumentam, eles auto-limitam a síntese de GSH; caso contrário, a disponibilidade de cisteína geralmente é limitante da taxa. O jejum, a desnutrição protéico-calórica ou outras deficiências nutricionais de aminoácidos limitam a síntese de GSH.

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Roberto

porque é mportante

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais