Buscar

Qual o papel das porções beta e gama das proteínas G?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

As porções Beta e Gama formam dímeros que irão desencadear uma cascata de sinalização para liberação do ciclo de transdução do sinal feito pela adrenalina.
0
Dislike0
User badge image

Danillo Porfírio

Vale lembrar que fazem parte de um receptor ligado à proteína trimérica, havendo diferenças entre as sinalizações dependendo do receptor de membrana estimulado
Proteína Gq - estimula adenilato ciclase
Proteína Gs - estimula a produção de PIP2 a partir de fosfolipídios de membrana
Proteína Gi - inibitória para a conversão de AMPc, a partir de estímulo em proteína Gq

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As proteínas de ligação a nucleotídeos de guanina (G) retransmitem sinais extracelulares codificados em moléculas leves, pequenas, peptídeos e proteínas para ativar ou inibir enzimas intracelulares e canais iônicos. As proteínas G maiores, compostas de heterotrímeros G alfa beta gama, dissociam-se em subunidades G alfa e G beta gama que ativam separadamente moléculas efetoras intracelulares.


Apenas recentemente a subunidade G beta gama foi reconhecida como uma molécula de transdução de sinal por si só; G beta gama agora é conhecido por regular diretamente tantos alvos proteicos diferentes quanto a subunidade alfa G. A recente cristalografia de raios X das subunidades G alfa, G beta gama e G alfa beta gama guiará a investigação das relações estrutura-função.


As subunidades de betagammas da proteína G são participantes centrais nas vias de sinalização dos receptores acoplados à proteína G. Eles interagem com receptores, subunidades alfa da proteína G e alvos a jusante para coordenar múltiplas funções GPCR diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais